Junho é mês de Santos Populares e Portimão mantém e reinventa a tradição, preparando-se para viver 20 dias de grande animação, onde não faltarão os desfiles das Marchas Populares, os Arraiais na Antiga Lota e muita animação no centro histórico da cidade – a Rua Nova será invadida pelo cheiro da sardinha assada e pelos aromas dos manjericos.
As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que este ano contam com a participação de quatro coletividades do município: o Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor. O movimento associativo estará em massa para festejar as marchas no concelho, um evento que tem uma enorme adesão popular e que é visto por milhares de pessoas. Os desfiles contarão também com cinco marchas convidadas: a Marcha Infantil do Lar da Criança, a Marcha do Centro Comunitário Duna-Caslas/ Meia–Praia Lagos, a Marcha da Associação Grupo da Amigos da Pedreira, a Marcha do Clube de Futebol Os Estombarenses e a Marcha de Silves.
O primeiro desfile terá lugar na Zona Ribeirinha de Portimão, a 9 de junho, o segundo será no dia 16 de junho, onde os marchantes vão desfilar no Polidesportivo da Figueira e, no dia 23 de junho, o desfile será à beira ria, na Zona Ribeirinha de Alvor. O culminar desta grande festa acontece no dia 29 junho, na Praia da Rocha, com o percurso pela Avenida Tomás Cabreira, a começar no Miradouro e a terminar na Fortaleza de Santa Catarina. Todos os desfiles começam às 22h. A edição deste ano das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de 500 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve.
O Sporting Glória ou Morte Portimonense vai realizar também os tradicionais Arraiais e Bailes na Antiga Lota de Portimão, nos sábados de 10, 17 e 24 de junho, a partir das 22h, com direito a sardinha assada e muita música. Este ano, a Zona histórica de Portimão será palco da III edição dos Santos Populares, que reinventa e celebra mais uma vez uma festa popular na Rua Nova em conjunto com duas coletividades locais, o Clube União Portimonense e a Sociedade Vencedora Portimonense. Nos dias 12, 23 e 28 de junho, das 19h30 às 00h30, a Rua Nova será palco de sardinhadas, de recriações de saltos à fogueira e de animação musical, dando eco ao trabalho cultural destas associações.