«Manuel Teixeira Gomes: biografia», escrito por José Alberto Quaresma, vai ser apresentado, no dia 3 de junho, pelas 15h, na Biblioteca Municipal de Silves. A obra resulta de um intenso trabalho realizado ao longo de oito anos, durante os quais o autor investigou o espólio de Teixeira Gomes na Biblioteca Nacional, o espólio do Museu da Presidência, da Fundação Mário Soares, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Museu de Portimão e do Arquivo Distrital de Faro, para saber as histórias mais ou menos conhecidas deste algarvio que foi Presidente da República Portuguesa entre 1923 e 1925.
Portimonense, boémio, negociante, melómano, viajante, escritor, diplomata, Manuel Teixeira Gomes, nascido em 1860, acabaria por morrer na Argélia, em 1941, após um autoexílio ocorrido quando decidiu abandonar a Presidência da República para se dedicar exclusivamente à literatura. Notável homem das artes, viveu os principais momentos do início do século, tendo contactado com as mais ilustres figuras da cultura, das artes e da política e deixou uma marca na sociedade portuguesa, que por todos é reconhecida.
O livro foi disponibilizado ao público por ocasião dos 75 anos da sua morte. Divide-se em sete partes, iniciando-se no princípio do século XIX e vendo a ação terminar em 1950, quando os restos mortais do antigo presidente regressam à sua terra natal, Portimão. A obra revela muitas novidades da personalidade e da vida de Teixeira Gomes, tendo sido escrita para que o público em geral pudesse apreciar e conhecer o pensamento do homem e do estadista, que se revela ainda hoje atual, bem como do tempo em que viveu e dos acontecimentos que o país pode experimentar então.