A edição de junho do «Guia Algarve», publicação mensal de eventos da Região de Turismo do Algarve (RTA), já está disponível para download com cerca de 200 propostas culturais, a maioria ao ar livre, para desfrutar o destino no seu todo. O Festival MED, que este mês regressa a Loulé, é o principal destaque da capa, juntamente com a noite Black & White, na praia do Carvoeiro, e as marchas populares, que animam toda a região.
Mais de duas dezenas de eventos musicais convidam a sair de casa (ou do hotel) no mês que assinala a chegada do verão e o início da época alta do turismo balnear. É o caso do Festival MED, que tem lugar no centro histórico de Loulé nos dias 29 e 30 de junho e 1 e 2 de julho. Eleito «Melhor Festival de Média Dimensão da Península Ibérica» nos Iberian Festival Awards e incluído no roteiro dos maiores festivais de World Music da Europa, o Festival MED vai contar com mais de 250 músicos, 55 bandas de 21 nacionalidades diferentes e 75 horas de música a acontecer em nove palcos.
Uma das maiores personalidades da música popular brasileira, Elza Soares, promete uma noite igualmente memorável num concerto único agendado para dia 14, no Teatro das Figuras, em Faro. E no dia 3, no Centro Cultural de Lagos, sobe ao palco um dos mais populares grupos argentinos de tango, La Porteña Tango Trio & Eugenia Giordano, que apresentam o espetáculo «Danzarin», que fusiona o tango cénico com o tango de salão. Dulce Pontes (Albufeira, dia 10), Marco Paulo (Olhão, 16), The Gift (São Brás de Alportel, 1), Lena d’Água (São Bartolomeu de Messines, 3) e Luís Represas (Casino de Vilamoura, 9 e 10) também passam pela região em junho.



Carvoeiro Noite Black & White é a primeira grande festa temática de verão no Algarve, no dia 17. Praia, ruas e praças do centro de Carvoeiro, em Lagoa, são invadidas por músicos, DJs, performers, artistas de rua e milhares de pessoas divertidas. O branco e o preto são cores obrigatórias e a animação vai ser uma constante pela noite fora. Num registo diferente, mas a condizer com a época festiva, saem à rua Marchas Populares em honra de Santo António, São Pedro e São João. Os desfiles de Quarteira (Loulé) são dos mais conhecidos na região, mas Portimão (diversas localidades), Olhos d’Água (Albufeira), Martim Longo (Alcoutim), São Bartolomeu de Messines (Silves), Faro e Tavira são locais alternativos para celebrar os santos populares no Algarve. Além da música, há sugestões de teatro, exposições, dança, desporto, festas e festivais, feiras e mercados (incluindo os de velharias), com destaque para a Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim, que vai ter lugar na praia fluvial no fim de semana de 10 e 11.