A Câmara Municipal de Faro acaba de lançar, na plataforma oficial de aquisições públicas, oito procedimentos concursais que vão dar seguimento ao Programa Faro Requalifica 2 durante o ano de 2017 e que representam um total de cerca de 529 mil euros de investimento municipal, na melhoria do espaço público da cidade e freguesias. As obras em referência estão a concurso, devendo os interessados apresentar proposta de acordo com as disposições de cada caderno de encargos.
Todas estas intervenções são parte integrante do Programa Municipal de Investimentos lançado em 2016, após revisão orçamental, programa que veio a ser inviabilizado pela Secretaria de Estado do Orçamento, muito embora a autarquia farense tivesse feito prova da existência de verbas próprias para a realização das mesmas, bem como de uma situação financeira muito saudável, como agora se comprova com a liquidação completa do Plano de Reequilíbrio Financeiro (PRF). A saída do PRF permite agora à autarquia o lançamento, de forma autónoma, de intervenções orçamentadas, o que muito favorecerá o processo, em curso, de desenvolvimento económico do concelho.
O executivo liderado por Rogério Bacalhau lamenta, contudo, os 11 meses que decorreram desde a revisão orçamental de 2016, o que obrigo os serviços a só agora lançarem os procedimentos, fazendo coincidir no tempo diversas intervenções, o que poderá gerar algum transtorno para os fluxos de trânsito e circulação. As intervenções lançadas são: execução de troço na Rua Féria Pavão e repavimentação da Rua do Emissor Regional do Sul (Conclusão provável: final de Setembro); repavimentação da Estrada dos Gorjões - Sta. Barbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra; repavimentação da Urbanização da Galvana; repavimentação de Arruamentos em Estoi – 2.ª Fase (Rua Visconde, Rua Marçal Lourenço, Rua do Arco de Santana, Rua dos Cavaleiros, Travessa Esquível, Rua do Pé da Cruz, Rua Fernando Álvaro Secco); repavimentação de Ruas no Alto Rodes; repavimentação da Rua do Moinho; conservação do antigo Colégio de Santiago Maior, atual Teatro Lethes.