No âmbito das comemorações da Semana do Município, a Câmara Municipal de Loulé promoveu, no dia 27 de maio, uma cerimónia pública de agradecimento ao antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e ao antigo Ministro, Guilherme d’Oliveira Martins, pela oferta de livros dos seus acervos pessoais, e que ficarão disponíveis para consulta do público, em dois Fundos Documentais da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.
Relativamente aos livros do antigo Chefe de Estado, depois de, em fevereiro de 2016, ter sido assinada uma ata de entrega dos livros, foi celebrado durante esta sessão um protocolo de doação, através do qual Cavaco Silva cede um fundo bibliográfico de cerca de cinco mil livros, devidamente catalogados pelo Serviço de Arquivo e Documentação da Presidência da República, e que versam em áreas como a História, Literatura, Diplomacia, Política, Economia, Gestão e Artes, passando os mesmos a integrar o Fundo Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva. No que diz respeito a Guilherme d’Oliveira Martins, o protocolo de doação já tinha sido anteriormente celebrado, e irá possibilitar que perto de 15 mil livros, sobretudo na área da pedagogia, passem a fazer parte do Fundo Professor Doutor Guilherme d’Oliveira Martins. Neste caso a catalogação por parte dos técnicos municipais está ainda em curso.


Vítor Aleixo, presidente da Autarquia, destacou o gesto altruísta das duas figuras públicas, um louletano de nascimento, no caso do antigo Presidente da República, o outro com raízes familiares, no caso de Oliveira Martins (filho de uma algarvia de Boliqueime). “Loulé passou a ter um tesouro ao dispor de todos, pois estes livros irão ficar completamente disponíveis para consulta e fruição de todos e ao serviço do saber, do conhecimento e da criação”, frisou o edil.
Durante a sessão de agradecimento, o antigo Presidente da República recordou alguns momentos da sua infância e juventude passados em Loulé e Boliqueime, a freguesia que o viu nascer, e que por si só justificam a decisão em doar o seu acervo de livros à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen. “Sinto orgulho pelas minhas raízes algarvias estarem no Concelho de Loulé”, afirmou.
Para Cavaco Silva, o critério de escolha das obras destinadas à Biblioteca de Loulé, que em muito contribuíram para a sua formação pessoal, académica e de exercício as suas funções públicas, foi fácil, fruto até do trabalho realizado pelo Serviço de Arquivo e Documentação da Presidência da República. “Retenho aqueles livros que, do ponto de vista de trabalho, posso ainda precisar. E depois, eu e a minha mulher retemos aqueles livros que não tivemos tempo de ler durante a nossa vida e queremos ler agora ou outros que já lemos e que queremos voltar a ler”, explicou o antigo estadista.
Já Guilherme d’Oliveira Martins referiu que este “é um pequeno contributo, enorme para a cultura, em nome da ligação a Loulé e Boliqueime”. O antigo Ministro das Finanças e da Educação e ex-presidente do Tribunal de Contas falou da profunda ligação da patrona da Biblioteca Municipal de Loulé – Sophia de Mello Breyner Andresen – ao Algarve, a essa “ligação entre o Atlântico e o Mediterrâneo”. Este homem que esteve durante anos à frente do Centro Nacional de Cultura referiu ainda a vontade e o empenho para trazer para o Algarve a Capital Europeia da Cultura 2027.