A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade inaugura, no dia 27 de maio, pelas 12h, o CLAIM- Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes - Itinerante de Loulé. Localizado junto às instalações da Divisão de Coesão Social e Saúde, na Rua José Afonso (traseiras do Centro Social Autárquico de Loulé), o CLAIM será um espaço de informação descentralizada, com carácter itinerante, isto é, irá cobrir todo o território, que visa proporcionar respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração das comunidades migrantes residentes nas freguesias do Concelho. Ficará dotado de dois técnicos que farão um atendimento personalizado.
Antes desta inauguração, pelas 11h, Catarina Marcelino, acompanhada pelo executivo municipal, irá realizar uma visita à Feira Social e Mostra do Associativismo Juvenil, na Cerca do Convento Espírito Santo, onde vão estar presentes vários projetos da área social de instituições e organismos públicos realizados do Concelho de Loulé. Nesta edição, a Feira irá versar sobre a Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, e contará com a Exposição de Pintura «Travessias e Profecias», de Dina Dias, com a presença de cidadãs da Eritreia que irão recitar um poema na língua Tigrina.
Também o antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e o antigo Ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d’Oliveira Martins, vão estar este sábado em Loulé, para um agradecimento público por parte do Município pela oferta dos seus espólios pessoais à edilidade. A cerimónia decorre pelas 15h, no Salão Nobre do Paços do Concelho. Segue-se uma visita à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.