O Município de Faro promoveu, no dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma sessão de sensibilização e reflexão sobre a importância da preservação dos revestimentos tradicionais em fachadas, prática que a autarquia considera um ato de cultura e de sustentabilidade. A ação registou um número significativo de participantes, que discutiram o tema abertamente.
Após as boas-vindas dadas pelo Presidente da Câmara Rogério Bacalhau, a Vereadora do Urbanismo Teresa Correia fez uma introdução ao tema, seguida de uma apresentação dos serviços técnicos da Câmara a propósito da prática que tem vindo a ser seguida no concelho e que vem sendo largamente elogiada. Durante a sessão foram abordados temas de grande atualidade, no âmbito do processo de reconversão em curso no Centro Histórico e Baixa da Cidade, contributos que foram enriquecidos com a exibição de um documentário explicativo das melhores práticas levadas a efeito em alguns municípios portugueses.
No final da sessão teve lugar um vivo debate, no qual o Presidente da Câmara e a Vereadora tiveram oportunidade de explicar alguns detalhes da política do Município no que respeita à preservação e valorização do património edificado de Faro. Notícia foi ainda a assunção, por parte da autarquia, do compromisso de elaboração de um manual de boas-práticas dirigido a todos os proprietários que pretendam fazer remodelações nos seus imóveis. O documento irá providenciar, através de uma linguagem fácil e intuitiva, as respostas às questões mais habituais, auxiliando os promotores na sua tarefa de planear e executar obras de restauro ou remodelação, de acordo com as normas técnicas e legais em uso no nosso Município.
As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios prosseguiram no dia 22 de abril, com uma visita guiada por Francisco Lameira à Igreja da Sé, ao Seminário e ao Paço Episcopal, um trio de monumentos religiosos da cidade de enorme valia. A visita terminará com um momento de fado, interpretado por Luis Manhita. À noite, a Igreja da Sé recebeu o consagrado organista João Vaz para um concerto no histórico órgão.