O Teatro das Figuras, em Faro, recebeu, de 11 a 14 de abril, o 14.º Dançarte, competição internacional de dança que trouxe à capital algarvia alunos, professores e coreógrafos provenientes de todo o mundo. Depois de conhecidos os vencedores das várias categorias, o público teve oportunidade de assistir, nos dias 13 e 14, a duas galas de sonho, verdadeiros hinos à arte de dançar, de exprimir sentimentos, de contar histórias, através do corpo.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

O DANÇARTE é uma competição que acontece, desde 2004, em Faro, durante a interrupção letiva das férias da Páscoa e direcionada essencialmente a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras, abrangendo os estilos de dança clássica, dança contemporânea, dança de carácter, dança jazz, hip hop e sapateado. Pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado evento incluiu ainda um concurso para coreógrafos, na vertente de dança contemporânea.
De 11 a 14 de abril, centenas de alunos, professores e coreógrafos rumaram, então, à capital algarvia, nomeadamente ao Teatro das Figuras, onde tiveram a possibilidade de demonstrar o seu nível de desempenho nesta arte. O concurso pretende, igualmente, promover e divulgar o ensino e a aprendizagem de dança, favorecendo a troca de experiências entre escolas, alunos e professores, bem como fomentar o desenvolvimento cultural e artístico dos jovens e contribuir para a formação de novos públicos.
Depois da receção aos participantes, o dia 11 foi preenchido pelo concurso de grupos dos escalões 1 e 2 e pelo concurso de duetos/trios dos escalões 1 e 2. Na quarta-feira, foi a vez dos concursos de solistas do escalão 1 e 2 e do concurso de grupos dos escalões 3 e 4. Para o dia 13 estavam marcados os concursos de solistas dos escalões 3 e 4 e a audição Opus Ballet e Masterclasses, com o dia a terminar com a gala dos premiados da categoria Infantil. No último dia da competição, tiveram lugar os concursos de duetos/trios dos escalões 3 e 4 e o concurso de coreografia, antes do Teatro das Figuras encher para assistir a mais uma gala dos premiados, desta vez da categoria Juvenil.
A difícil decisão de escolher os vencedores coube ao júri constituído por Barbora Hruskova, Claudia Zaccari, Greg McPherson, Janet Smith, Liliana Mendonça, Peggy Konik, Vladimir Liakine e Daniel Cardoso. Quanto aos prémios, eram, de facto, aliciantes, não fosse esta uma das principais competições internacionais do género na Europa. Assim, o Melhor Solista recebia 750 euros (patrocinado pela Direção Regional de Cultura do Algarve), sendo o mesmo valor atribuído ao Melhor Dueto/ Trio (patrocinado pelo Pingo Doce) e ao Melhor Grupo, com este último montante a ser entregue à escola de onde é proveniente o grupo. Existiam ainda o Prémio de Coreografia, no valor de mil euros, para o coreógrafo autor do melhor solo contemporâneo; o Prémio de Interpretação Contemporânea, 500 euros, patrocinado pela ANA Aeroportos de Portugal - Aeroporto de Faro; o Prémio CNB - Companhia Nacional de Bailado; Prémio Quorum Ballet; Prémios Opusballet – danzAfirenze; Prémio IAB - Institut of the Arts Barcelona; bolsas de estudo e estágios de dança - Cursos de Dança Associação (Lisboa), Algarve International Summerschool (Faro), Northern School of Contemporary Dance (Leeds); Prémios So Dança – 600 euros em artigos de dança; Ballet Rosa – 250 euros em artigos de dança; e Balletshop – 200 euros em artigos de dança.

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__104