Foram 332 as candidaturas apresentadas ao concurso «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias», das quais apenas 49 foram eleitas em sete diferentes categorias: «Aldeias Autênticas», «Aldeias-Monumento», «Aldeias Ribeirinhas», «Aldeias em Áreas Protegidas», «Aldeias Remotas», «Aldeias de Mar» e «Aldeias Rurais». No concelho de Loulé situa-se a aldeia de Alte, pré-finalista na categoria de «Aldeias Autênticas».

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Virgílio Rodrigues

Localizada no extremo noroeste do concelho de Loulé, a freguesia de Alte possui uma superfície de aproximadamente 94,33 quilómetros quadrados de área e 1997 habitantes, de acordo com os censos realizados em 2011. A sua superfície estende-se entre a serra e o barrocal, com a Serra do Caldeirão a norte. As casas são brancas e simples com poucas açoteias, possuem pátios e lindas floreiras. São de Alte as mais bonitas chaminés rendilhadas do Algarve, artesanalmente trabalhadas, e as ruelas da aldeia são em calçada tradicional portuguesa.
Alte possui fracos recursos económicos e a sua produção baseia-se essencialmente numa agricultura de sequeiro assente em práticas ancestrais, mas esta economia é dividida com o turismo. A produção de aguardente de medronho, do mel, do queijo e da doçaria também são atributos da aldeia, assim como o artesanato tradicional executado à base de esparto, de palma, de madeira e de cerâmica.
Com cerca de 482 metros de altitude, a Rocha dos Soidos é a zona mais elevada e dali avista-se toda a freguesia de Alte. A Ribeira de Alte percorre a localidade com água cristalina e fresca e ali se encontram a Fonte Pequena e a Fonte Grande, nascentes que durante séculos permitiam regar as hortas, encher os cântaros ou simplesmente para as mulheres lavarem a roupa. Atualmente, a Fonte Grande é cercada por um enorme arvoredo, local de lazer, perfeito para merendas, onde o visitante pode banhar-se na piscina natural de águas límpidas.
A Aldeia, a Fonte Grande e toda a sua zona envolvente são caracterizadas pelo ambiente aprazível que a rodeia, pelo que não é de estranhar os milhares de turistas que anualmente se deslumbram com esta extraordinária paisagem. A cultura em Alte manifesta-se através das várias festas e romarias que se realizam ao longo do ano, dando especial enfâse às tradições, sendo a Semana Cultural de Alte (abril e maio) e a Festa do 1.º de Maio, os festejos mais altos. Outros há, porém, que merecem uma visita, como o Encontro de Janeiras (janeiro); o Carnaval de Alte (domingo e terça de Carnaval); a Festa em Honra de S. Luís (janeiro); o Passeio/Maratona de BTT (25 de abril); a Semana Santa (de Quinta-Feira Santa a Domingo de Páscoa); a Festa dos Santos Populares (junho); o Festival de Folclore e a Cerimónia Tradicional de Casamento com Boda (em maio e no segundo sábado de agosto); a Festa em Honra de Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto); a Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores e S. Luís (no domingo mais próximo do dia 17 de setembro); e o Roteiro de Presépios de Alte (dezembro a janeiro).
Por tudo isto, a aldeia de Alte já foi considerada a mais típica de Portugal, continuando fiel às suas origens, mercê de um investimento de recuperação e manutenção efetuado pela autarquia, no sentido de preservar os seus traços originais. E por tudo isto é uma das sete pré-finalistas na categoria de «Aldeias Autênticas» das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.