O Cineteatro São Brás esgotou por completo, na noite de 19 de novembro, para assistir à gala de atribuição dos Prémios Juventude 2016, que distinguiram jovens são-brasenses com percursos de excelência em diversas categorias, mas também para homenagear os melhores alunos do concelho. Uma noite de grandes emoções que demonstrou que este município da Serra do Caldeirão tem um futuro risonho pela frente, a julgar pela qualidade e dedicação de todos os jovens que subiram ao palco do Cineteatro São Brás.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

O Município de São Brás de Alportel voltou a promover mais uma edição dos Prémios Juventude, iniciativa que nasceu, em 2004, com o intuito de homenagear jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, e que se distinguiram pelo seu percurso de talento e mérito em diversas áreas. Prémios que são atribuídos de dois em dois anos e onde a participação da comunidade é fundamental, uma vez que são os votos dos munícipes que decidem os vencedores nas várias categorias.
Este ano estavam nomeados 30 jovens em 11 categorias - Artes, Cidadania, Ciência e Investigação, Dança, Desporto, Desporto Adaptado, Empreendedorismo, Letras, Moda, Música e Solidariedade, mas foram também agraciados os dois melhores alunos finalistas do ensino secundário nos anos letivos 2014/15 e 2015/16, respetivamente Laila Wocke e Tânia Viegas Vaz. A Câmara Municipal de São Brás de Alportel decidiu igualmente atribuir o Prémio Juventude Município 2016 a jovens e grupos de jovens que se notabilizaram por um percurso muito relevante e que elevaram o nome do concelho, designadamente: Associação Jovem Sambrasense; Daniel Pires; a equipa de atletismo da Associação Cultural Sambrasense; a equipa de futebol sénior da União Desportiva e Recreativa Sambrasense; a equipa de futsal feminina do Grupo Desportivo e Cultural de Machados; a equipa de FUTSAL masculina do Grupo Desportivo e Cultural de Machados; Inês Ponte; Paulo Gonçalves e o projeto «Serra do Caldeirão na minha mão».
Perante um Cineteatro São Brás completamente esgotado, a noite de 19 de novembro foi, realmente, inesquecível para todos os nomeados, seus familiares e amigos, mas também para as forças vivas do concelho e para as diversas entidades oficiais convidadas para proceder à entrega dos prémios. Emoções que estavam também patentes nas palavras de Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e responsável pelo pelouro da Juventude, quando agradeceu a comunidade local por ter participado ativamente em mais um edição dos Prémios Juventude. “Em 2004, questionávamo-nos se seria possível realizar esta gala de dois em dois anos, se teríamos jovens para distinguir nas várias categorias. Contudo, edição após edição, ficamos surpreendidos com o percurso de jovens singulares, exemplares, extraordinários, que nos enchem de orgulho”, frisou a autarca.
Juventude com talento e mérito não falta, está mais que visto, em São Brás de Alportel, o que augura um futuro promissor para o concelho. “A vida é uma breve viagem que só vale a pena pelas paragens que fazemos e estamos aqui hoje para dizermos a todos estes jovens o quanto gostamos deles, o quanto os admiramos, que apostamos neles o nosso futuro, que precisamos dos seus exemplos, da sua tenacidade e atitude. Eles e elas são os faróis para os mais novos, para que possamos, juntos, construir um futuro melhor”, reforçou Marlene Guerreiro, antes de se iniciar a atribuição dos prémios.
Prémios que, conforme referido, foram o resultado de uma votação online por parte dos munícipes, pelo que, a bem dizer, todos os nomeados seriam justos vencedores por figurarem no lote dos finalistas. Apesar disso, porque só um podia levar o prémio para casa nas diversas categorias, ficou assim desenhado o quadro de honra dos Prémios Juventude 2016: Artes – João Paula; Dança – Rita Batista; Moda – Ana Eusébio; Cidadania – Diogo Duarte; Ciência e Investigação – Inês Batista; Desporto – Marta Faria; Desporto Adaptado – Ana Beatriz Correia; Empreendedorismo – Sónia e Telma da Shee; Letras – Isa Vicente; Música – Adriana Gonçalves; Solidariedade – Ana Martins.
Com a gala a aproximar-se do final a passos rápidos, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, sublinhou que a noite era de homenagem ao futuro, que se afigura promissor, “com homens e mulheres com grande capacidade para projetar o nosso concelho em todo o mundo”. “Está na altura de termos um discurso positivo e de pensarmos de forma positiva, pois não temos motivos para o contrário. Os são-brasenses sabem aquilo que querem e sabem lutar para alcançar os seus objetivos”, frisou, deixando também uma palavra de reconhecimento ao trabalho desenvolvido, diariamente, no terreno, pelas associações do concelho. “Todas elas são compostas por voluntários que dão de si para construir uma sociedade melhor”, concluiu, antes da tradicional foto de família de todos os nomeados e entidades.