A cidade de Quarteira volta a ser um dos palcos privilegiados da Passagem de Ano no Algarve, numa altura em que a região é um destino turístico preferido de milhares de pessoas. Este ano, a Câmara Municipal de Loulé continua a apostar forte na componente musical para dar as boas-vindas ao novo ano e as bandas UHF e «Quem é o Bob?» são as escolhas para animar a Praça do Mar.
A partir das 22h30, a festa vai fazer-se ao som de um dos clássicos do rock nacional, os UHF. Nascidos em 1978, em Almada, os UHF são os fundadores do movimento de renovação musical denominado «rock português», e os responsáveis pelo surgimento do boom do rock em Portugal em 1980. São uma das bandas nacionais mais prestigiadas e o grupo rock mais antigo em atividade. Foram um dos grupos mais bem-sucedidos comercialmente no início da década de 1980, tendo vendido mais de cem mil discos em Portugal, premiando o single «Cavalos de Corrida» (1980), canção génese do rock português, e o aclamado álbum «À Flor da Pele» (1981) que ocupou a primeira posição do top nacional de vendas durante várias semanas.
Atentos à realidade política e social do país, os UHF são o rosto do rock de intervenção em Portugal, assumindo uma posição ativa em relação a temas sensíveis na vida das pessoas, caso das canções «Sarajevo», «Porquê (português)» ou «Vernáculo (para um homem comum)». Em outubro de 2015, os UHF rondavam a fantástica soma de mil e 700 concertos em Portugal e no mundo, e já venderam mais de um milhão de discos, cassetes e DVD. Estão representados em mais de 100 coletâneas com outros artistas, incluindo Estados Unidos e Brasil. Em Quarteira, a banda irá reviver alguns dos temas que marcaram a sua carreira.
Quando derem as doze badaladas a anunciar a chegada de 2017, haverá um espetáculo de fogo-de-artifício que irá iluminar o céu de Quarteira e um brinde coletivo ao Ano Novo. Segue-se, pelas 00h15, as boas vibrações da banda «Quem é o Bob?». O grupo surgiu como um Tributo a Bob Marley e à sua banda The Wailers. Rapidamente se tornou presença assídua em festas académicas, e festivais um pouco por todo o país, assim como no estrangeiro. Atualmente alargou a ideia original ao reggae e ska de todo o mundo: de Bob Marley a Manu Chao, de Kussondulola a Mercado Negro, e outros artistas cuja música reflete as influências do Bob.