Para a época mais festiva do ano, a autarquia lacobrigense preparou, em colaboração com as várias coletividades culturais do concelho, a ACRAL, PROLAGOS e a empresa municipal LAGOS EM FORMA, uma programação natalícia especial. Um concerto pelo Grupo Coral de Lagos, realizado no dia 18 de novembro, na Praça Gil Eanes, marcou o arranque simbólico da quadra natalícia no concelho de Lagos e a inauguração da Iluminação de Natal no concelho.
A programação, que se desenrola de 1 de dezembro até 6 de janeiro de 2017, evidencia a forte aposta na área musical, na qualidade e diversidade dos talentos locais e no apoio ao comércio tradicional. Assim, muita animação é o que se espera no mês de dezembro e logo a partir do dia 3, data em que Lagos acolhe a chegada do Pai Natal (prevista para as 15h30 na Praça Luís de Camões). No mesmo local está a ser criado um cenário – a Casa da Mãe Natal –, onde a Mãe Natal vai estar à espera dos mais pequenotes para com eles tirar fotografias e receber as suas tradicionais cartas dos pedidos de presentes.
O programa deste ano inclui variadas vertentes, nomeadamente as atividades de dinamização do Comércio Local e Animação de Rua; os Concertos e Espetáculos de Natal e ainda outras iniciativas que passam pela Natalândia no ZooLagos, o Natal no Mercado da Avenida e Exposições e Visitas a Presépios, com destaque para o tradicional Presépio de Natal Animado do lacobrigense José Cortes que, todos os anos, vai criando e aumentando as peças de um presépio em que nada ficou esquecido. Este ano, a ACRAL está a promover também um Concurso de Decoração de Árvores de Natal, a decorrer entre os dias 1 e 23 de dezembro, cujas árvores estarão expostas pela baixa de Lagos até 6 de janeiro. A divulgação das três árvores premiadas será feita no dia 23 de dezembro.