O conhecido ator Luís Vicente, diretor artístico d’ A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), interpreta no palco do Auditório Municipal de Olhão «Cavalo Manco Não Trota», um texto do espanhol Luis del Val com encenação de Bruno Martins. Trata-se de um espetáculo para maiores de 16 anos, que sobe ao palco da maior sala de espetáculos do concelho no sábado, dia 10 de dezembro, pelas 21h30.
No momento em que o juiz pergunta se o réu se considera culpado ou inocente, Miguel Torres é remetido, num ápice, para um turbilhão de memórias que começam na infância, precisamente aos oito anos, quando pela primeira vez lhe foi feita a mesma pergunta, e terminam no momento e na circunstância em que agora se encontra, volvidos quase 40 anos. Os conflitos de infância, a fuga de casa dos pais, a juventude de um estudante de origens humildes na universidade e, depois, como marinheiro, os amores impossíveis e os amores destruídos, o seu desempenho como construtor civil corrupto e a morte do filho; tudo é convocado para um «ajuste de contas» pessoal, a um tempo divertido, irónico e amargo.
Luís Vicente estudou Expressão Dramática. Colaborou com várias instituições no âmbito da formação em Interpretação, Produção e Gestão Teatral, designadamente com a UNESCO. Exerceu funções de diretor de casting, diretor de projeto e de coordenador de produção em inúmeros trabalhos publicitários, filmes institucionais e longas-metragens nacionais e internacionais. No teatro, participou em mais de 60 produções de grandes autores da dramaturgia mundial, quer como intérprete, quer ainda como encenador e produtor. A crítica refere-o como um dos mais prestigiados atores portugueses contemporâneos. É diretor artístico da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve.