A Câmara Municipal de Lagoa organizou, no âmbito da programação de Lagoa «Cidade do Vinho 2016», nos dias 18 e 19 de novembro, as «I Jornadas de Enoturismo», em parceria com a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, tendo o apoio do Turismo do Algarve, Comissão Vitivinícola do Algarve e Associação Internacional para o Desenvolvimento e Promoção do Enoturismo. Os objetivos passavam por reforçar a ligação do setor vinícola ao setor turístico, no sentido de se avaliar o contributo do enoturismo enquanto complemento da oferta turística; apresentar boas práticas e casos de sucesso a nível internacional, nacional e regional; e debater as oportunidades para o setor.
Ao promover estas Jornadas, foi intenção da autarquia lagoense dar o pontapé de saída para estruturar um produto com forte potencial económico e social na região, não só pela quantidade de produtores que têm vindo a apostar nesta área, mas também pela qualidade da produção que, cada vez mais, tem vindo a receber reconhecimento a nível nacional e internacional, sendo destacado o potencial desta área de negócio no Algarve. Ao organizar o evento com um programa ligeiramente diferente do que tem sido habitual, pretendeu-se descentralizar as sessões técnicas das tradicionais, realizadas em salas e auditórios, passando para as quintas da região, com o objetivo de permitir a abordagem da temática no seu próprio contexto, bem como a apresentação dos espaços vitivinícolas aos participantes, valorizando o conhecimento do produto.
A Câmara Municipal de Lagoa aposta no aumento de turistas na região, diversificando a oferta no sentido de que a sua estadia possa ser traduzida numa experiência enriquecedora, levando-os a visitar vinhas e adegas, desfrutando de uma realidade que poucos conhecem. As Jornadas tiveram uma grande participação do público, proveniente, na sua maioria, da área das agências de viagens e operadores turísticos, que demonstraram especial interesse em operar na região. No final, o Presidente Francisco Martins garantiu que, para além do limite temporal do galardão «Cidade Vinho 2016» atribuído a Lagoa, o seu executivo continuará com a divulgação da vinha, do vinho e do turismo em eventos de promoção, entre os quais o «Lagoa Wine Show», que decorrerá no Centro de Congressos do Arade, de 28 a 30 de abril de 2017.