O Dia das Cidades Educadoras celebra-se no dia 30 de novembro e terá, no concelho de Silves, um programa especial que envolverá públicos diferentes e se desenvolverá nas várias freguesias. Música, apresentações, arte urbana, workshops, visitas, desporto, teatro e outras atividades educativas serão propostas a não perder ao longo de todo o dia.
Logo pela manhã estão previstas diversas iniciativas, nomeadamente: a ação «A Quinta vem à Cidade», a apresentação do guia «Dicas para pais» (lançado pela autarquia), a dinamização do projeto de Arte Urbana Juvenil, a atuação do Grupo de Cantares «Os Laranjinhas» do Pólo de Silves, a ação «Cheiros e Sabores de Natal», um workshop de chás, a atividade física «Silves Saí à Rua» (que se repetirá no período da tarde) e a inauguração do Pólo de Educação ao Longo da Vida de Silves. Ao longo da tarde, o programa prossegue com mais iniciativas que permitirão o envolvimento de adultos, crianças, jovens e seniores. Visitas acompanhadas por personagens da nossa História ao Museu de Arqueologia e ao Castelo de Silves, seguidas da atividade «Imagens Cruzadas – o tradicional e o moderno», a peça de teatro «A escola do outro tempo», pelo Grupo de Teatro Sénior de Silves, um workshop de queijo de figo, a marcha pela rua e uma aula aberta de ginástica localizada terão lugar e o dia terminará com a rúbrica Lado B, que trará a Silves (mais precisamente ao Teatro Mascarenhas Gregório), pelas 21h30, a cantora Viviane e o seu trabalho «Fado Mediterrânico».
O Município de Silves integra a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e a Associação Internacional de Cidades Educadoras desde 2010. O conceito de cidade educadora estende-se para além das competências do Município na área da educação, pois visa o envolvimento da comunidade educativa e dos diversos parceiros na promoção de atividades e comportamentos que contribuam para o desenvolvimento integral da população, traduzindo-se em formas de educação não formal. 
Todo este trabalho desenvolvido para assinalar esta data assenta no princípio n.º 7, que tem na questão da identidade uma preocupação central, dai o cuidado de neste dia serem promovidas atividades que procuram mostrar vários aspetos da identidade cultural (material e imaterial) do concelho, desde a questão dos workshops de chá e de queijo de figo, passando pelo teatro, que alia a educação às memórias da escola de antigamente, entre outras tantas ações.