O concelho de Vila do Bispo marcou presença no 5.º Salão do Imobiliário e do Turismo Português, que teve lugar no Parque de Exposições de Paris – Porte de Versailles, nos passados dias 20, 21 e 22 de maio. O certame realizou-se num pavilhão com seis mil metros quadrados de área de exposição, onde a Câmara Municipal de Vila do Bispo apresentou um espaço de divulgação que seguiu a linha de imagem, o discurso expositivo e os conteúdos estrategicamente desenvolvidos em recentes iniciativas similares (BTN 2015, BTL 2015 e 2016, BOOT Düsseldorf 2016 e Europatag Düsseldorf 2016).
Os três representantes de Vila do Bispo contactaram cerca de 2100 pessoas, uma estimativa obtida com base no material de divulgação entregue: guias turísticos, folhetos de alojamento, restauração e animação turística, guias e mapas da Rota Vicentina e da Via Algarviana e diversos livros sobre a história natural e cultural do território concelhio de Vila do Bispo. Além deste material, foram oferecidas canetas, balões e a prova de queijo de figo produzido em Vila do Bispo.
Na edição de 2015, esta feira contou 180 entidades expositoras, entre empresas, associações profissionais e regionais e municípios, todas dedicadas à promoção de Portugal. Entre os 16 mil visitantes registados em 2015, 12 mil eram luso-franceses, sendo os restantes cidadãos franceses e pontuais empresários de outras nacionalidades. Relativamente aos números oficiais da organização, de 2016, estes ainda não foram disponibilizados. O saldo da participação no 5.º Salão do Imobiliário e do Turismo Português foi considerado bastante positivo, sobretudo como primeira experiência em território francófono que, como se sabe, tem vindo a manifestar um crescente interesse por Portugal, em alternativa aos tradicionais países da orla sul do Mediterrânico.
Esta ação de divulgação internacional surgiu na sequência da visita realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, à sede da Câmara de Comércio e de Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), integrado numa comitiva de representação da Direção-Geral das Autarquias Locais no âmbito de uma viagem realizada à região Parisiense a convite do Ministério Francês do Interior.