Há nove anos, por iniciativa do genealogista algarvio Júlio de Sousa, realizou-se na cidade de Loulé o I Encontro de Genealogistas do Algarve, evento que se repetiu ininterruptamente, pelas localidades algarvias de Loulé, Tavira, Portimão, Faro, Castro Marim, Monchique, Moncarapacho, Alvor e Alcoutim, juntando mais de meia centena de participantes. Este ano, comemorando o X Encontro de Genealogistas do Algarve, a realizar na cidade de Silves, decorrerá o I Congresso de Genealogia do Algarve, dando uma outra forma e dimensão aos encontros de genealogistas algarvios e à genealogia do Algarve.
Deste modo, no fim-de-semana de 18 e 19 de Junho, os genealogistas algarvios estarão em trabalho e convívio na cidade de Silves. No dia 18 com o tradicional encontro informal, convívio e troca de informações e no dia 19 com o Congresso de Genealogia do Algarve, que arrancará pelas 10h, no Teatro Mascarenhas Gregório. Integrando este evento, serão ainda apresentadas duas novas obras literárias ligadas à história do Algarve, «Sebastião de Vargas – Cavaleiro da Casa Real do Século XVI», de António Horta Correia e «O Recolhimento de São João Baptista de Tavira», obra de Marco Sousa Santos vencedora do Prémio Literário António Rosa Mendes.
Entre os genealogistas participantes encontram-se nomes como Ana Laginha, António Horta Correia, Custódio Adriano, Fernando Águas, José Cabecinha, José Ferreira Coelho, Lourdes Girão, Luís Soveral Varela, Luísa Pereira, Manuel Costa, Marco Sousa Santos, Maria Elisa Florêncio, Nuno Campos Inácio, Óscar Caeiro Pinto, Segismundo Pinto ou Susana Sousa, entre muitos outros. Para o congresso já estão confirmadas comunicações por parte de António Horta Correia, Aurélio Marcos, João Vasco Reis, José Ferreira Coelho, Luís Soveral Varela, Luísa Pereira, Manuel Costa, Marco Sousa Santos, Nuno Campos Inácio e Óscar Caeiro Pinto, podendo surgir outras comunicações, uma vez que o prazo de inscrição só termina no dia 1 de Junho. As comunicações serão, posteriormente, publicadas em formato de livro.