Portimão irá celebrar a diversidade cultural e viver uma Semana dedicada à Interculturalidade, de 27 de maio a 4 de junho, através de um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades migrantes e estimular o diálogo entre culturas, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural. A Semana Intercultural de Portimão conta com um programa diversificado de atividades desde música, dança, gastronomia, artesanato, entre outras, envolvendo a participação ativa de diferentes públicos; diversas associações locais de imigrantes, recreativas e desportivas; restaurantes e comércio local.
Pela primeira vez, será comemorado a 29 de maio o Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, uma data que passará a fazer parte da agenda local como um sinal claro do empenho do município em transformar Portimão numa sociedade intercultural ao invés de uma sociedade multicultural, onde há um cruzamento de culturas que coexistem pacificamente e se respeitam mutuamente na diferença, e onde se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com a diversidade. Nesse dia, a partir das 14h30, haverá «Festa no Parque!», num convite dirigido a toda a população local e migrante para celebrar a diversidade, através de um piquenique e um espetáculo intercultural que contará com a participação da Associação de Comerciantes e Industriais Luso Chinesa ( Dança do Dragão); Associação Cabo Verdiana: Pé na Tchon; Associação «Capela» (As Estrelinhas); Rancho Folclórico da Figueira e a Associação Distrital de Capoeira (Mestre Betão e Professor Chicote).
A Semana tem início a 27 de maio com a «Festa da Boa Vizinhança», um almoço convívio intercultural a realizar no Centro Comunitário do Bairro da Cruz da Parteira, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial dos Vizinhos que todos os anos tem lugar na última semana do mês de maio em várias cidades do mundo, com vista a fomentar espaços de encontro e as relações interpessoais entre vizinhos. À mesa deste almoço partilhado estarão os utentes dos bairros municipais e dos Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras, num momento especial de convívio, de amizade e reencontro de vizinhos.
Integrada na Mostra de Teatro «Escolas em Cena», a decorrer no TEMPO, a turma vocacional de Animação Sociocultural do 10.º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo leva à cena pelas 14h30, de dia 27, «E agora? Teatro Fórum para a Sensibilização da Problemática do Racismo», um espetáculo dirigido ao público escolar. Porque a gastronomia promove por excelência a interculturalidade, o Mercado Municipal da Avenida São João de Deus irá acolher, nos dias 28 e 31 de maio e 1, 2 e 3 de junho, entre as 10h e as 12h, um «Show-Cooking com Iguarias de Diversas Latitudes» desde cozinha dos Países da Europa de Leste pela Associação «Capela» (28 de maio), Cozinha Asiática pela Sushi4Home (31 de maio); Cozinha Portuguesa de Fusão pela Casa da Tocha (1 de junho); Cozinha Cabo Verdiana pelo Espaço À Cabo Verde (2 de junho) e Cozinha Portuguesa de Fusão pela Chef Ameli (3 de junho). No sábado de manhã, a partir das 10h, é a vez de os «Trajes do Mundo» desfilarem entre o Mercado Municipal e a Rua do Comércio.
A diversidade cultural marcará também o programa das Comemorações do Dia da Criança - 1 de junho, com a realização de jogos tradicionais interculturais para crianças de todas as nacionalidades, na zona ribeirinha de Portimão, entre as 17h e as 20h. Através de jogos tradicionais como o pião, os berlindes, a malha, a corda em linha, o saltar à corda, as caricas, a macaca, os jogos do burro e das cinco pedrinhas, mikado, bantum, entre outros, as crianças terão contacto com a história e a cultura de outros países e desfrutar de um dia diferente.
Durante a manhã, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes os alunos do 1.º ciclo serão convidados a embarcar na leitura de «Novos Contos de Viagens» com «As Cores de Mateus», a história de um menino de cor, adotado e a dificuldade em ser aceite pelos seus colegas da escola, um conto que procura sensibilizar as crianças para a problemática das descriminação. Durante a Semana Intercultural existe ainda a oportunidade para descobrir outras culturas através da dança com a realização de diferentes workshops de danças latinas, orientais, eslavas, cabo-verdianas, yoga e danças de rancho no Pavilhão Gimnosdesportivo de Portimão, todos os dias ao final da tarde.