Grandes nomes e lendas do universo do Surf como os australianos Rusty Miller e Andrew Kidman, o equatoriano Wolfgang Bloch, o norte-americano Sandow Birk, o brasileiro Julio Alder ou o catalão Sancho Rodriguez tiveram oportunidade de fazer uma viagem, no dia 26 de maio, pelos mais importantes monumentos de Sagres e de refletir sobre a importância das viagens marítimas dos Séculos XV e XVI, bem como da diáspora portuguesa no mundo.
A visita cultural teve o seu início no exterior das muralhas da Fortaleza de Sagres, percorrendo-se depois a Praça de Armas, a Capela de Nossa Senhora da Graça, o Padrão evocativo dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique (1960), as Baterias e a «Rosa-dos-Ventos». Seguidamente, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o interior do Farol do Cabo de São Vicente, desde as antigas estruturas conventuais (com origens no ano de 1516) até à torre, que guarda um dos mais importantes tesouros, em termos tecnológicos, do nosso país.
Os participantes desta visita fazem parte da lista dos convidados das altas individualidades da arte, da sustentabilidade, da história, da criatividade e da intervenção pública ligadas ao Surf a nível mundial, que estarão em Sagres até ao próximo domingo no âmbito do evento «Sagres Surf Culture 2016», que está a decorrer no Memmo Baleeira Hotel e no centro da Vila de Sagres, evento organizado pela Surfactory (Sagres), que conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e que procura refletir sobre o Surf enquanto cultura e modo de estar no mundo. Esta visita contou com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve (Fortaleza de Sagres), da Capitania do Porto de Lagos e do Farol do Cabo de São Vicente.