O Município de Alcoutim associa-se à Universidade do Algarve que, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, pretende lecionar neste concelho do sotavento o mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais. O curso funcionará em regime de ensino à distância, com algumas sessões presenciais, no próximo ano letivo.
O curso tem como objetivo formar especialistas nesta área do conhecimento, com perfil adequado para a intervenção em desenvolvimento e planeamento regional, desenvolvimento rural e em toda a área de gestão do espaço em meio rural, numa perspetiva global da sustentabilidade dos recursos económicos. Este curso é realizado em conjunto com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja. Tem uma duração de três semestres, equivalentes a 90 créditos ECTS. Quem fizer apenas 55 créditos ECTS em dois semestres terá um curso de especialização e um diploma de especialização em Gestão Sustentável de Espaços Rurais. Se fizer a dissertação, a que correspondem 35 ECTS, durante mais um semestre terá um curso de 2.º ciclo e um grau de mestre.
Para garantir a abertura do mestrado, pretende-se auscultar a recetividade dos interessados assim como promover uma sessão de esclarecimento. Deste modo, solicita-se que os interessados formalizem uma pré-inscrição, através do e-mail: accao.social@cm-alcoutim.pt ou do telefone: 281540559, até dia 31 de maio de 2016, com indicação dos seguintes dados: Nome, morada, contacto e licenciatura.