Foram essencialmente dois os desafios colocados aos gabinetes de arquitetura que conceberam o Complexo Comercial do MAR Shopping Algarve, que integra, além do centro comercial, o Designer Outlet Algarve, uma loja IKEA e uma zona de lazer ao ar livre: conceber um espaço que, mais do que um destino de compras, se afirme como uma alternativa de lazer de qualidade na região. Com projeto conceptual de BDP, o MAR Shopping Algarve será um edifício moderno, com inspiração no estilo escandinavo, enquanto o Designer Outlet Algarve, concebido por ATP, se assemelhará a uma típica vila rural algarvia, exibindo muitos dos elementos tradicionais da arquitetura regional. 
O complexo comercial de 82 mil metros quadrados que está a ser desenvolvido pelo Grupo IKEA em Loulé é formado por três edifícios diferenciados: a loja IKEA, no extremo Este, a qual, tal como acontece no MAR Shopping de Matosinhos, terá acesso a partir do centro comercial, que ficará no centro; a Oeste desenvolve-se o Outlet, que será ao ar livre. O complexo contempla ainda, no seu epicentro, entre o centro comercial e o Outlet, uma área de oito mil metros quadrados de importância paisagística, onde se desenvolverão diversas atividade de lazer.  
O centro comercial MAR Shopping Algarve, concebido pela BDP – Building Design Partnership, um dos maiores gabinetes internacionais de arquitetura, e projeto técnico dos portugueses CPU, Quadrante e Iperplano, disponibilizará 110 lojas, salas de cinema, zona de restauração e serviços. Desenvolve-se ao longo de um «mal» com a mesma orientação do edifício, Sudeste/Noroeste, com amplos espaços vazados entre os dois pisos, potenciando a relação visual e de ambiente dos diferentes níveis. Este caminho estabelece a ligação efetiva entre a loja IKEA e o Outlet, que se localizam nos seus extremos e as entradas que lhes estão próximas. 
O limite sul do «mal», traduzido numa praça entre as duas entradas aí localizadas, assume a ligação por escadas mecânicas e elevadores ao piso superior e ao estacionamento subterrâneo. Será, por sua vez no limite Norte, em torno de uma segunda praça e da respetiva entrada, que se localizará no piso superior a área de restaurantes e cinema. No piso inferior, sem repercussão no piso mais elevado, existirá um corredor comercial dedicado a unidades comerciais de maior dimensão, como Primark, C&A, Zara ou Mango, que estabelece a relação entre a entrada Norte e a entrada Nascente, mais vocacionada para o apoio ao supermercado Pingo Doce – ao lado do qual ficará a Worten – através de uma área de terraço ligada ao estacionamento de superfície através de elevadores e tapetes rolantes. 
Independentemente da sua relação com a cobertura, os espaços de circulação interiores do centro comercial foram pensados de forma a incluir uma componente de iluminação natural significativa, minimizando os ganhos térmicos correspondentes. Os materiais dos acabamentos interiores foram determinados em função da utilização prevista para os diferentes espaços e com o ciclo de vida que se pretende obter dos mesmos. Assim, as zonas de público terão pavimentos cerâmicos, de pedra natural e de madeira, paredes em painéis fenólicos, cerâmicos e de gesso cartonado e tetos falsos metálicos e de painéis de gesso cartonado. 
Seguindo o conceito do design escandinavo, que alia a sofisticação à funcionalidade, e inspirado na luz do Algarve, o projeto do interior do MAR Shopping Algarve tem como elemento distintivo o teto falso do «mal», composto por uma estrutura contínua perfurada, em Barrisol, o qual terá um efeito surpreendente. Por sua vez, o Designer Outlet Algarve, projetado pela ATP architects engineers, inspira-se na arquitetura regional, simulando as ruas de uma típica vila algarvia, onde não faltam as tradicionais chaminés ou as paredes caiadas de branco. Com conceção técnica das empresas nacionais CPU e Afaconsult, terá, numa primeira fase, aproximadamente 70 lojas ao ar livre, dispondo, em conjunto com o MAR Shopping Algarve, de uma oferta única ao nível da diversidade. 
O Centro comercial, Outlet e loja IKEA compartilharão o estacionamento, possuindo um parque subterrâneo com aproximadamente mil lugares, e outro à superfície com capacidade para 2.500 viaturas. Com projeto da empresa espanhola theleisureway, a área de lazer estará articulada com os dois pisos do MAR Shopping Algarve através de escadas mecânicas, que complementação os percursos pedestres que ligarão o nível de estacionamento e o piso superior do centro comercial na zona da varanda exterior que, por sua vez, se localizará junto da zona de restaurantes.