A candidatura à lista indicativa de Portugal ao Património Mundial dos «Lugares de Globalização» recebeu a aceitação da Comissão Nacional da UNESCO. Apresentada no final de 2015, a candidatura integra assim a lista indicativa dos 22 bens divulgada, no dia 30 de maio, pela Comissão Nacional e reúne agora todas as condições necessárias para a candidatura a Património Mundial.
Uma revisão dos lugares incluídos circunscreveu a candidatura aos concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Aljezur, Monchique e Silves. O Arquipélago da Madeira e o Arquipélago dos Açores, assim como Cabo Verde, Ceuta, Mauritânia e Marrocos, seriam outros dos territórios a integrar a candidatura numa verdadeira rede universal de conhecimento e de descoberta. A Região de Turismo e a Direção Regional de Cultura contaram com o apoio de uma rede de parceiros que se mobilizou em torno da candidatura e que tornou possível este resultado, incluindo a Universidade do Algarve, a Direção Regional de Cultura dos Açores e a Direção Regional de Cultura da Madeira e os municípios algarvios envolvidos (Vila do Bispo, Lagos, Aljezur, Monchique, Portimão, Silves, Tavira e Castro Marim).
O Algarve teve entre Lagos e Sagres «o cais primeiro» das viagens de descobrimento, conhecendo desde este território os primeiros grandes contactos transnacionais com a realidade africana e a abertura a um «novo Mundo». Até ao século XV estabeleceu-se a partir daqui um mosaico de culturas, uma sociedade dinâmica de complementaridade cultural, linguística, religiosa, técnica, comercial e política. Valores, ideias e práticas provindas das ligações com outros povos foram geradoras de soluções adequadas aos múltiplos problemas com que as sociedades africanas se confrontaram no multissecular percurso da sua história. 
O trabalho agora iniciado continuará a carecer do apoio de todos para chegar ao resultado desejado de inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO, sendo de destacar o apoio científico à candidatura do Professor Doutor Rui Loureiro e a atenção especial do Professor Doutor Guilherme D’Oliveira Martins e da Doutora Lídia Jorge, padrinhos deste empreendimento.