No âmbito de uma iniciativa levada a cabo pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, Loulé é um dos quatro finalistas do Algarve candidato aos Prémios «Município do Ano Portugal 2016», que visam reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses. «Loulé Criativo» é o projeto com qual a Câmara Municipal de Loulé concorre a este galardão que conta com 36 candidatos de Norte a Sul do País, divididos por nove regiões.
Trata-se de uma aposta na valorização da identidade do território do Concelho de Loulé, tendo como força motriz a criatividade e a inovação. Apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do sector criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para a dinamização de novas abordagens ao património imaterial. Uma das vertentes desta iniciativa é o Turismo Criativo, sendo que Loulé é a primeira cidade portuguesa a aderir à Rede Internacional de Turismo Criativo.
São objetivos dos «Prémios Município do Ano Portugal 2016» reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade; colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação dos municípios; dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país. Os vencedores por região e o grande vencedor a nível nacional serão conhecidos a 3 de junho, numa cerimónia que acontece no Forte do Beliche, em Sagres, Concelho de Vila do Bispo.