A terceira edição dos Prémios Município do Ano, criado e levado a cabo pela Universidade do Minho através da sua unidade UM-Cidades, conseguiu este ano atingir um número recorde ao nível das candidaturas chegando quase a uma centena. Dentro das 93 participantes, o município de Lagos é, com a sua candidatura «Lagos na Rota do Envelhecimento Ativo»,  um dos quatro municípios finalistas do Algarve.
A designação desta candidatura alude ao facto do Município se assumir como estando efetivamente na rota do envelhecimento ativo, enquanto fomentador de práticas potenciadoras de autonomia, saúde, apoio social, atividades recreativas, promovendo ambientes favoráveis aos idosos para a melhoria da sua qualidade de vida. Os projetos «Saúde em Movimento», «GAPI - Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa», «Hortas Sociais Urbanas» e «Conselho Municipal Sénior» são exemplos práticos desta iniciativa sénior. Este projeto surgiu em 2012, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações e foi sendo enriquecido ao longo dos anos, quer através do reforço e abrangência das parcerias estabelecidas, quer por meio da criação do Conselho Municipal Sénior em 2014.
O Município de Lagos tem 6.075 idosos (idade igual ou superior a 65 anos / Fonte: Anuário Estatístico da Região Algarve 2014), o que corresponde a 19,77% do total da sua população. Neste sentido esta faixa etária apresenta-se, ao executivo municipal, “como um desafio no que respeita à promoção da sua qualidade de vida e requer o ajustamento de políticas locais em prol da criação de ambientes favoráveis aos idosos”. Assim, e perante a necessidade de reforçar as respostas dirigidas aos idosos do Município, surgiram na Câmara Municipal de Lagos os projetos Saúde em Movimento, Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa, Hortas Sociais Urbanas e o Conselho Municipal Sénior que abrangem as vertentes do apoio social, atividades psicomotoras, comunitárias, de convívio e lazer, relações intergeracionais, representatividade da população sénior e interlocução junto do poder politico, com vista à promoção da sua participação, segurança, autonomia, saúde e bem-estar, isto é, do seu envelhecimento ativo.
No que diz respeito às especificidades das vertentes desta candidatura, em cada um dos seus projetos, há ainda a ressalvar o seguinte: o Saúde em Movimento foi pioneiro na parceria com o Centro de Saúde de Lagos, através da criação de um gabinete de avaliação e prescrição de exercício para a saúde com atendimento dos utentes seniores no próprio local (muitas vezes com prescrição médica para avaliação individualizada) e encaminhamento para as aulas do projeto, de acordo com condição de saúde. O GAPI - Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa, aquando da sua implantação foi inovador na criação de um gabinete com atendimento personalizado aos idosos, com localização acessível e privilegiada junto dos diferentes serviços e entidades ligados a esta faixa etária, centralizando informação das diversas áreas e projetos de interesse a esta população, apoiando, orientando e informando nas questões jurídicas (em articulação direta com os juristas da autarquia e em parceria com a Provedoria de Justiça).
As Hortas Sociais Urbanas têm como caráter diferenciador o facto de a produção ser biológica e de potenciar a formação gratuita aos hortelãos deste tipo de produção específica, bem como os diversos projetos de cariz social intergeracional implementados. Por fim, o Conselho Municipal Sénior é o único órgão de representação dos idosos e de interlocução junto da comunidade e dos poderes políticos da região do Algarve.