A freguesia mais distante da sede do Concelho de Loulé inaugurou, no dia 21 de maio, aquela que é a primeira obra nascida do Orçamento do Município de Loulé no Ameixial, relativa à sua primeira edição (2014). Um espelho de água na emblemática Fonte da Seiceira foi a escolha dos cidadãos que se juntaram para decidir sobre um investimento a realizar pela Câmara Municipal de Loulé no Ameixial.
Trata-se de um espaço de lazer e convívio para usufruto da população, criado em plena harmonia com a natureza desta localidade da Serra do Caldeirão. Este espelho de água pretende também ser um ponto de atração para os amantes do turismo de natureza que encontram nestas paragens um ponto de visita obrigatória. Por outro lado, uma vez que a Festa da Seiceira no dia 1 de maio constitui um evento que tem vindo a ganhar cada vez mais público, este espaço será mais um motivo de interesse para estas celebrações.
Esta obra significou um investimento de cerca de 50 mil euros por parte da Câmara Municipal de Loulé, complementada com alguns arranjos financiados pela Junta de Freguesia do Ameixial. “Hoje o que aqui têm não foi a Câmara que escolheu, foram os ameixialenses que escolheram”, referiu o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, sublinhando “a importância deste tipo de participação na vida política do Concelho”. “Esta é uma forma diferente de participar na vida pública e que em Loulé está a aplicar-se em todas as freguesias com excelentes resultados”, considerou o presidente da Câmara Municipal.
O Orçamento Participativo é um instrumento de participação dos cidadãos na gestão da Câmara Municipal de Loulé, que tem como objetivo principal contribuir para uma participação informada, ativa e responsável por parte dos munícipes nos processos de governança municipal. Até ao final deste mês de maio está a decorrer a fase de apresentação e recolha de propostas da terceira edição, com a realização de 11 sessões/assembleias participativas pelas freguesias do Concelho.