São Brás Romano foi o ponto de partida para esta grande viagem no tempo, no passado mês de fevereiro. Desde então, em cada manhã do último domingo do mês, uma nova etapa se alcança neste Ciclo de Passeios que, em 2016, tem por desafio «Pegadas no Tempo». E depois de atravessar os períodos islâmico e medieval, as pegadas alcançarão «São Brás Barroco» no próximo domingo, dia 29 de maio.
O Largo de São Sebastião marcará o ponto de partida, pelas 10h, para mais uma etapa desta imensa viagem até ao tempo em que a pequena e acolhedora aldeia de São Brás do Alportel, situada na encruzilhada de dois importantes eixos viários que atravessam o termo da cidade de Faro, fora escolhida pelo seu clima ameno para acolher a quinta de recreio dos bispos do Algarve. Por essa razão havia sido dotada, nos princípios do século XVIII, de dois importantes equipamentos, que adotaram o formulário Barroco: um jardim e uma fonte monumental, ambos mandados executar pelo bispo D. António Pereira da Silva, junto à sua residência…. O palácio episcopal que hoje acolhe o Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel.
O passeio terminará no Museu do Traje, depois de um percurso com história na companhia do Professor Doutor Francisco Lameira, da Universidade Algarve, que presenteará os caminhantes com uma surpreendente interpretação deste legado.