O Salão de Festas da Sociedade Recreativa Barão de São Miguel foi o palco escolhido para a grande final do XVII Concurso de Fado Cerveja Sagres Concelho de Vila do Bispo, no dia 21 de maio. A par da fadista convidada Gisela João, a grande vencedora da noite foi a portimonense Cecília Valentim, que levou para casa o primeiro prémio de mil euros e um saco cheio de ofertas dos diversos patrocinadores.
 
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Depois de cinco eliminatórias realizadas em Sagres, Budens, Burgau, Vila do Bispo e Raposeira, a 17ª edição do Concurso de Fado Cerveja Sagres Concelho de Vila do Bispo chegou ao fim, no dia 21 de maio, tendo como palco o Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel. Uma noite esplendorosa, apresentada por Tânia Lucas, e com casa cheia para escutar as finalistas, Mariana Santos (Sagres), Joana Fernandes (Loures), Mafalda Vasques (Beja), Cecília Valentim (Portimão) e Luís Saturnino (Beja), todos eles acompanhados por Tó Correia (contrabaixo), José Santana (Viola de Fado) e Vítor do Carmo (guitarra portuguesa).
A par dos cinco concorrentes, houve ainda oportunidade para ouvir Renato Néné (Vila Real de Santo António e Nádia Simões (Beja), o vencedor e a 2ª classificada da vertente juvenil, respetivamente, mas também Mickael Salgado e Luana Velasques, os vencedores da edição de 2015 nas vertentes sénior e juvenil, todos eles proporcionando momentos de grande emoção para quem é apaixonado pelo fado. Depois, a finalizar um serão que fez jus ao estatuto de Património Imaterial da Humanidade, foi a vez da nortenha Gisela João subir ao palco, numa atuação bastante apreciada e que arrancou aplausos de pé da assistência. Quanto ao desempenho dos cinco finalistas, foi avaliado por um júri composto quatro elementos: a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Vila do Bispo e presidente do júri, Rute Silva; Cristalina Batista, ligada às artes do espetáculo; Fátima Peres, locutora de rádio e jornalista colaboradora do Correia do Lagos; e Pedro de Almeida, músico, compositor, produtor e fundador da Banda Polo Norte.
Feitas as contas à votação, a grande vencedora da noite foi Cecília Valentim, que interpretou os fados «Sabe-se lá», com letra de Silva Tavares e Música Frederico Valério, e «Fado Errado», com letra e música de Frederico de Brito e levou para casa um prémio monetário no valor de mil euros, patrocinado pelo Martinhal Resort Hotel, para além de diversas ofertas dos outros patrocinadores. Em segundo lugar ficou Mafalda Vasques, que cantou «Porque teimas nesta dor», com letra de José Luís Gordo e música de Carlos Gomes, e «A Voz», com letra de Diogo Clemente e música de Armando Machado e foi recompensada com um prémio de 500 euros, patrocinado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, entre outras ofertas. A última posição do pódio foi ocupada por Luís Saturnino, com os fados «Meu Portugal, Meu Amor», com letra de José Luís Gordo e música Fontes Rocha, e «Na Boca de Toda a Gente», com letra de Tiago Torres da Silva e música de Daniel Oliveira, e que ganhou 250 euros, patrocinado por Maja Construções. Joana Fernandes e Mariana Santos ficaram em 4.º e 5.º lugares, respetivamente, tendo recebido cada uma 150 euros, patrocinados pelo Hotel Residencial Salema (4.º lugar), e o Hotel Mira Sagres, Walkin Sagres e O Cantinho do Artesão (Maria Paula Correia) (5.º classificado).
No final da noite, Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, estava visivelmente satisfeito pelo êxito de mais uma edição deste prestigiado evento. “Foi uma noite na linha do que tem acontecido nos anos anteriores, com imensa gente a assistir, muitos concorrentes a participar e com um nível bastante elevado, e isso só acontece porque as pessoas acreditam neste concurso. Esta excelente equipa de trabalho formada pelos técnicos da autarquia dá um brilho especial ao evento, que está certamente ao nível do melhor que se faz em Portugal ”, frisou o edil.
Finalistas que chegaram provenientes de vários pontos do país, alguns deles repetentes, num concurso que vai na sua 17ª edição e que tem servido de rampa de lançamento para muitos jovens fadistas. “Temos sempre um artista de topo nacional a atuar nesta noite e isso é outro aliciante para eles, uma motivação extra para darem o seu melhor nesta fase, para se «mostrarem». E um evento com tantos patrocinadores, que mexe com largas dezenas de empresas, apenas é possível porque há confiança no trabalho aqui realizado”, enaltece Adelino Soares, esclarecendo que a organização do concurso tem sido cada vez mais competente e profissional à medida que a experiência se vai acumulando. “Também temos vindo a simplificar a componente logística desde que assumi a presidência desta autarquia. Ao invés de andarmos sistematicamente a pedir material emprestado e sem possuirmos as melhores condições, fomos gradualmente criando essas mesmas condições em vários pontos do concelho. Isso permite-nos fazer este evento com muito mais facilidade e de uma forma bastante mais eficiente”, aponta.  
E novo grande evento vai acontecer no dia 3 de junho, com a realização, em Sagres, da gala de atribuição dos Prémios Município do Ano Portugal 2016, sendo que Vila do Bispo foi precisamente o grande vencedor da edição de 2015. “Mantemos o nosso controlo e rigor financeiro e já estamos habituados a ser criticados. Aliás, quando isso não acontecer, significa que não estamos a trabalhar bem”, ironiza Adelino Soares. “Fomos eleitos Município do Ano, estamos em 10.º lugar a nível da transparência no contexto nacional, vamos promover o nosso concelho e produtos em feiras internacionais. Vila do Bispo é um concelho periférico, de baixa densidade populacional e com uma população envelhecida, mas nada disso nos impede de trabalhar bem. Naquilo que nos envolvemos, fazemos bem, com grande qualidade e muito gosto”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo.