Faro e Loulé recebem, no dia 2 de julho, um encontro de especialistas ibéricos subordinado às questões da «Patrimonialização do Caminho de Santiago desde o Algarve, Faro – Loulé», que inclui o debate sobre a delimitação histórica dos caminhos na região mais a Sul do país, e a revitalização de um património que carece de um programa global de valorização. Em destaque estarão igualmente as possibilidades de reinvenção de recursos, atores e atividades, para uma adequada estilização místico-turística dos serviços de apoio e segurança a peregrinos no Caminho de Santiago que inicia em Faro. Este, integrado pela Comissão Nacional da UNESCO na lista indicativa de locais de Portugal que são candidatos a Património da Humanidade, é uma das quatro rotas que abrange todo o país e é comparável aos caminhos recentes reconhecidos pela UNESCO no noroeste espanhol, devido ao valor universal excecional do itinerário, a par de história dos locais por onde passa, e a boa possibilidade de sucesso junto da UNESCO. 
No Algarve, as marcas deixadas pela Ordem de Santiago são um elemento de coesão regional, mas são também um motivo de carácter universal, na medida em que liga a região à Europa das peregrinações, dimensão que, em 1987, foi justamente celebrada pelo Conselho da Europa como um dos fatores de construção europeia e está na base da distinção de vários Caminhos de Santiago como património mundial. O encontro é organizado pela delegação algarvia da Associação Espaço Jacobeus e congregará reputados especialistas em vários domínios associados aos Caminhos de Santiago para, pela primeira vez em Faro, debater as potencialidades da região nesta matéria e quais as principais necessidades e ações a tomar. Tem ainda como objetivos a sensibilização das comunidades e poderes públicos para a importância do Algarve nos Caminhos de Santiago e a divulgação deste coerente património, passado e presente, pelos agentes económicos regionais, colocados perante mais um recurso que singulariza a região nos quadros nacional e internacional.
Inicia-se no dia 2 de julho pelas 16h30, nas instalações da Ordem Franciscana Secular - Fraternidade de Faro, Largo de São Francisco, N.º 51, em Faro, seguido de jantar-debate no Restaurante Tertúlia Algarvia, em Faro. No dia 3 acontece uma caminhada simbólica na 1ª Etapa do Caminho Central Português de Santiago, pelas 7h, que termina com um almoço em Loulé no Restaurante Cavaco, pelas 14h.