No próximo dia 29 de novembro, o Concelho de Loulé, em particular Vilamoura, será o palco de duas provas que aliam a atividade desportiva à promoção de um dos mais importantes polos do turismo europeu. Os eventos foram apresentados esta manhã no Museu do Cerro da Vila, em Vilamoura, com a presença de Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, o representante da Vilamoura World, Scott Bennet, e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto. Os eventos serão apadrinhados pelos campeões olímpicos portugueses Rosa Mota e Carlos Lopes e pretende-se que, futuramente, integrem os eventos-âncora da região que contribuem para a promoção internacional do Algarve.
A Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Associação de Atletismo do Algarve e Federação de Triatlo de Portugal, lança a primeira iniciativa em 2015, num ano que constitui um marco histórico para o Concelho pelo facto de ser «Cidade Europeia do Desporto 2015», premiando todo o empenho desportivo de várias gerações em prol do desporto. A partida do Triatlo está agendada para as 8h, tratando-se de uma prova internacional, de cariz anual, onde os atletas irão nadar 1,9 quilómetros, percorrer 90 quilómetros de bicicleta relativamente exigentes e correr durante 21 quilómetros com um acumulado de desnível baixo, possibilitando um percurso bastante rápido onde podem ser alcançadas performances de excelência.
A prova de natação terá lugar na praia em frente da Alameda da Praia da Marina, num percurso com duas voltas com uma distância de 1900 metros. Relativamente ao ciclismo, os participantes irão passar por localidades do barrocal e serra: Vale Judeu, Boliqueime, Parragil, Ribeira de Algibre, Alto Fica, Benafim, Salir e Tôr. Na prova de atletismo, os participantes farão a transição na Alameda da Praia da Marina em direção a Quarteira, passando no «Passeio das Dunas», Rua da Armação, Largo das Cortes Reais, Avenida Infante de Sagres e Calçadão.
Quanto à Meia Maratona, que arranca às 10h, constitui-se como uma prova internacional, de cariz anual, com um acumulado de desnível baixo, possibilitando uma prova rápida onde podem ser batidos records nacionais e internacionais da distância (21 quilómetros). Terá também lugar a Mini Maratona (11 quilómetros) e a Marcha (seis quilómetros). Nesta primeira edição são esperados cerca de duas centenas de atletas de países como Espanha, Holanda, Reino Unido, Suíça ou Bélgica mas, nos próximos dois anos, prevê-se que sejam perto de mil os participantes.