No próximo dia 5 de dezembro, a peça infantil «Espantalhadas» sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, pelo grupo Lendias d’Encantar. O evento, com sessões marcadas para as 11h e 16h, integra o Festival de Teatro «1.º Acto», promovido pela Câmara Municipal de Silves em parceria com a Al Teatro. A entrada é livre.
O enredo centra-se na história de Barnabé e Filomena, dois espantalhos que, para além da aparência, pouco ou nada têm em comum, mas que estão na iminência de viver uma grande aventura. Barnabé e Filomena da Conceição são espantalhos de profissão, de resto... Aparentemente, pouco mais os une: ela quer espantalhar e ele quer ter aventuras.
Entre uma espantalhada e outra, há tempo para viajar ao universo dos piratas e para o Barnabé contar tudo o que sabe sobre as cidades. Filó não se deixa impressionar, mas no fim terá de escolher entre ficar numa «seara que não é bem uma seara a espantar pássaros que não existem» ou correr o risco de viver uma grande aventura com o Barnabé num porto cheio de gaivotas safadas e de gatos pantomineiros.
De recordar que o Festival de Teatro «1.º Acto» termina nos dias 7 e 8 de dezembro com a peça «Rei Laudamuco, senhor de nenhures», interpretado pelo grupo Krisalida - Associação Cultural do Alto Minho. Esta peça apresenta a visão das estruturas de poder e dos seus recortes essenciais, feita não só pela perspetiva de quem tem o poder, mas também de quem o mantem e de quem está no poder. No dia 7, o espetáculo tem início pelas 21h30 e no dia seguinte às 16h30.