A Região de Turismo do Algarve saúda a eleição de Lagoa como
«Cidade do Vinho 2016», uma escolha para a qual muito contribuiu a componente
turística do projeto submetido pelo Município de Lagoa à Associação de
Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Ourém, Ponte de Lima, Santa Marta
de Penaguião e Silves eram os restantes candidatos ao galardão.
Assim, em 2016 o município algarvio vai hastear a bandeira
de «Cidade do Vinho» e Lagoa vai andar – literalmente – nas bocas do mundo
através de degustações de Vinho Regional Algarve com Denominação de Origem
Protegida e de outras iniciativas que serão realizadas ao longo do próximo ano.
“Lagoa está de parabéns por ter envolvido na candidatura os principais agentes
económicos algarvios relacionados com a vitivinicultura e com o turismo, tanto
púbicos como privados, entre os quais a própria RTA”, declarou o presidente da
entidade regional. Desidério Silva considera ainda que, em 2016, “todo o
Algarve estará em festa para celebrar a gastronomia e os vinhos do maior
destino turístico português”.
Gastronomia e Vinhos é precisamente um dos produtos
complementares ao Sol e Mar, ao Golfe e ao Turismo Residencial, já consolidados
na região, e uma das apostas estratégicas da Região de Turismo na promoção do
Algarve. A Dieta Mediterrânica, o projeto Cataplana Algarvia, a edição de um
Guia de Vinhos do Algarve e o lançamento da Rota dos Vinhos do Algarve são
algumas das iniciativas com maior sucesso junto dos turistas. Segundo a AMPV, existem
no Algarve 33 produtores de vinho e a produção anual é de 1,2 milhões de
litros. O concelho de Lagoa tem quatro grandes produtores e apresenta um volume
total superior a 500 mil litros de vinho, entre tintos, brancos, rosés,
licorosos e aguardentes.