A partir de 28 de Novembro, a freguesia da Guia enche-se de luz, cor e animação, para celebrar a Quadra Natalícia. A autarquia de Albufeira organiza um conjunto de iniciativas que visam promover o espírito de época e valorizar os saberes e tradições locais.
O Programa chama-se «Guia Natal» e conta com um conjunto variado de iniciativas que se complementam, criando várias atratividades para toda a família. “Vamos promover e aprofundar as nossas tradições natalícias, criando um momento em que podemos conviver à volta do espírito da época”, refere Carlos Silva e Sousa, à medida que aprecia o trabalho desenvolvido pela escultora Toin Adams que, juntamente com a sua equipa, aceitou o desafio de criar um Presépio de Rua que contasse a história da Natividade. A artista mostrava-se cansada com o trabalho realizado, mas extremamente feliz por poder participar numa iniciativa inédita que irá marcar uma época de grande significado. Afinal, são mais de 30 figuras que irão encher as ruas da Guia, fazendo a ligação entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz.
Mas o Programa prevê também um Mercado de Natal que se realizará no parque junto à Avenida General Humberto Delgado, contando com a presença de mais de 50 artesãos locais, além das tradicionais barraquinhas com os saberes e sabores alusivos à época, preparados pelas associações da freguesia. O Mercado funcionará nos fins de semana de 28 e 29 de novembro e de 5 e 6 de dezembro. “Vai ser um grande evento de rua, onde juntaremos artistas locais, artesãos e associações que promoverão um convívio que pretendemos implementar e reforçar todos os anos. Para isso, contamos também com a parceria da SIC, que estará connosco no dia 29 de dezembro”, adianta Carlos Silva e Sousa, dando nota do programa «Portugal em Festa», que participará no Mercado de Natal no domingo, dia 29 de novembro. “É uma forma de promovermos a freguesia e o concelho, dando a conhecer as nossas atratividades fora da época balnear”, conclui o autarca. O Mercado de Natal contará com diversas animações para toda a família, com particular destaque para as crianças, visitas guiadas ao Presépio de Rua, atuações de artistas locais e muitas surpresas.
O Programa conta ainda com a Exposição «Presépios do Mundo», que reunirá um conjunto de obras cedidas por embaixadas, consulados e cidadãos residentes, com o objetivo de dar a conhecer os diferentes presépios existentes um pouco por todo o mundo. A mostra estará presente na Ermida de Nossa Senhora da Guia, também de 28 de novembro até 6 de janeiro. «Guia Natal» é uma iniciativa da Câmara Municipal de Albufeira que conta com o apoio da Junta de Freguesia da Guia, das associações e dos empresários locais. “Temos estado no terreno, quase a fazer um porta-a-porta para sensibilizar as associações e os senhores empresários para esta iniciativa”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, destacando a necessidade de se investir em todas as épocas do ano e em todo o território para poder dar a conhecer o melhor deste concelho.