As próximas semanas vão ser de grande azáfama para António Lopes, Head of Sommelier do restaurante «Gusto by Heinz Beck», localizado no Conrad Algarve, tudo graças ao projeto «Wine in Motion», que o levará a percorrer diversos restaurantes do norte ao sul do país. O objetivo é divulgar os vinhos portugueses e a própria profissão que, à semelhança do que tem acontecido no passado recente com os chefes de cozinha e os barmans especializados, está cada vez mais na moda e a assumir um papel preponderante para o sucesso dos estabelecimentos onde trabalham. E por isso mesmo fomos conhecer melhor António Lopes, o Sommelier do Ano, para saber mais sobre as artes deste ofício.

Texto e Fotografia: Daniel Pina

Depois de há alguns meses termos rumado ao Conrad Algarve para conhecer Wilson Pires, «Barman do Ano 2015», vimo-nos de regresso a este luxuoso hotel de cinco estrelas situado na Quinta do Lago, desta feita para falar com António Lopes, «Sommelier do Ano 2014», também ele ao serviço do restaurante de assinatura «Gusto By Heinz Beck». Com a edição de 2015 a ter lugar no início do próximo ano, este profissional de 28 anos oriundo de Penacova, distrito de Coimbra, não fez grande questão de mediatizar o título que lhe foi atribuído pela Revista Wine e só agora ganhou maior protagonismo junto do público em geral devido ao projeto «Wine in Motion by António Lopes», que o vai levar a percorrer diversos restaurantes do país com o objetivo de proporcionar uma irreverente harmonização de vinhos sugerida pelo Head of Sommelier do Conrad Algarve.
Se o turismo, em geral, e a restauração, em particular, são uma opção natural para muitos jovens algarvios quando atingem a idade de definir o seu futuro, menos comum é isso acontecer no centro do país, mas António Lopes não hesitou na hora de ingressar na Escola de Hotelaria de Coimbra quando chegou ao 10.º ano de escolaridade, embora só à segunda tentativa é que tenha conseguido entrar. Depois, tirou mais dois anos de Gestão Hoteleira, a formação específica em sommelier apareceu mais tarde e mais recentemente tirou uma especialização no Reino Unido em «Wines and Spirits Education Trust».
Olhando para o currículo académico, já se percebe o motivo de ter sido eleito «Sommelier do Ano», um título que resulta dos votos dos clientes, da imprensa especializada e de produtores de todo o país, mas António Lopes nem sequer sabia que estava no lote dos concorrentes. “Há 300 sommeliers em Portugal, eles escolhem quatro finalistas e depois o vencedor é ditado por um júri mais específico, de acordo com o trabalho realizado ao longo do ano e do seu potencial. Eu estava de férias em casa, um colega ligou-me a dar-me os parabéns e eu não fazia a mínima ideia do que se tratava. Foi assim que soube que estava no leque dos quatro finalistas. Após três semanas fui convidado para ir à gala de atribuição de prémios e nem era para ir, pois a data coincidia com uma apresentação importante do «Taste of Portugal Holanda» em Manchester, em que estava envolvido”, recorda o entrevistado.