Para celebrar a quadra Natalícia, a Associação Baixa de Tavira promove, de 4 de dezembro a 6 de janeiro, um conjunto de iniciativas com vista à dinamização do comércio local. A chegada do Pai Natal, no dia 4, pelas 10h, marca o arranque das festividades no centro da cidade.
De 8 de dezembro a 6 de janeiro, o comércio local promove campanhas de incentivo ao consumo e os presépios tradicionais algarvios, elaborados pelos alunos das Escolas D. Manuel I e D. Paio Peres Correia, decoram as montras dos estabelecimentos. Neste período é possível visitar também, no Mercado da Ribeira, o presépio de figuras.
No dia 12, entre as 10h e as 13h, um duende em monociclo a fazer malabarismo dá o mote ao desfile de Pais Natal, promovido pelo grupo motard Motomanos, na Praça da República, pelas 15h. O dia 19, entre as 10h e as 13h, é dedicado aos mais novos com modelagens de balões, pinturas faciais, de mural e danças. Tempo ainda para um workshop gratuito de decorações, na Casa André Pilarte.
De 22 a 24 de dezembro, a casinha do Pai Natal, na Praça da República, fará as delícias dos mais pequenos. Ainda no dia 24, a partir das 11h, terá lugar o desfile de Natal com o Grupo Al-Fanfare. As iniciativas contam com o apoio do Município de Tavira, da ACRAL, da Freguesia de Tavira e do Delgaturis.