Nos dias 21 e 22 de novembro, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira sai fora de portas para levar até à FNAC, em Faro, o programa «Albufeira: Viagens ao Passado». A iniciativa resulta de uma parceria entre a Rede de Museus do Algarve e a FNAC com o objetivo de dar a conhecer ao grande público os museus da região e teve início em junho.
O programa integra, na parte da manhã, entre as 10h e as 13h, a atividade «Uma Cidade, um Museu e muitas histórias», dedicada ao público juvenil, que através do tradicional Jogo da Glória irá ficar a conhecer melhor a história da cidade. Das 14h até às 17h será exibido o filme «Outras Viagens, outros Olhares», realizado pelo Museu de Arqueologia com base em imagens, cedidas pela RTP, da Praia de Albufeira, na década de 60 do século XX. A película, que tem a duração de 45 minutos, conta com depoimentos de personalidades que à época passavam férias em Albufeira, nomeadamente Lídia Jorge, Marcelo Rebelo de Sousa e Romero Magalhães. No final haverá, ainda, o visionamento de 60 fotografias, que irão, igualmente, ajudar nesta viagem ao passado, que inicia com uma gravura de Albufeira de J. Hill, publicada em 1813, e termina com uma imagem da atualidade.
O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira localiza-se na Praça da República, integra a Rede Portuguesa de Museus, desde 2003, e a Rede dos Museus do Algarve, desde 2007. É composto por quatro núcleos históricos relativos a diferentes períodos: pré-história, romano, visigótico-islâmico e idade moderna, possuindo sala de exposições temporárias e um serviço de visitas guiadas à zona antiga da cidade.