Com o Natal à porta somos assaltados pelo desejo de receber os amigos e família, de lhes expressar o nosso afeto, de preparar um ambiente aconchegante nos nossos lares. Por isso, o «Loulé Criativo» preparou um programa especial de experiências dedicado a esta quadra, para que os participantes possam fazer prendas com o seu toque pessoal, confecionar saborosas iguarias natalícias ou decorar a sua casa de forma original.
Durante os dois primeiros fins de semana de dezembro (dias 5, 6, 12 e 13) irá decorrer um programa recheado de workshops preparados pelos parceiros da rede Loulé Criativo. Aprender a fazer uma caixinha de trufas de chocolate com sabores louletanos, um porta velas com a forma de uma chaminé algarvia, coroas de Natal com plantas da serra, uma flor em feltro para pregadeira ou as tradicionais filhós e pastéis de batata-doce e as inovadoras compotas com laranja e gengibre, são algumas das propostas.
A maior parte das experiências decorre não só na cidade de Loulé, mas também nas Sarnadas (aldeia que pertence à freguesia de Alte) onde vai ter lugar uma jornada micológica para aprender a usar cogumelos silvestres à mesa. A intenção é que os participantes se envolvam em atividades de descoberta do território e da cultura do Município de Loulé ao mesmo tempo que aprendem a realizar preparativos alusivos à quadra que se avizinha.
Recorde-se que o projeto «Loulé Criativo» é uma aposta do Município na valorização da identidade deste território. Apoia a formação, a inovação e a atividade de artesãos e profissionais do setor criativo. A iniciativa «Loulé Criativo Turismo», que faz parte deste projeto, apresenta um programa diversificado de experiências de aprendizagem que dão a experimentar «hands on» a cultura de um lugar, através da arte, do artesanato, da gastronomia, do património. A oferta de atividades de turismo criativo é promovida através da «Rede Loulé Criativo Turismo» composta por vários agentes locais, artesãos, empresas e artistas, dispostos a abrir as portas aos visitantes, para lhes dar a oportunidade de descobrir a cultura deste território.
A Autarquia pretende alargar e enriquecer esta Rede com novas atividades e empreendedores que incorporem a cadeia económica do turismo, que contribuam para manter e inovar as tradições, festejar a identidade e criar um ecossistema favorável à criatividade.