Na próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, a Beta Talk terá como empreendedores convidados Fátima Baiona e Ana Rita Simões da Pé de Salsa - hortícolas e aromáticas e Hugo Vasques Lopes da FrutaMar, dois exemplos de como uma boa dose de espírito empreendedor pode fazer chegar à praia e a vários lares a promoção de hábitos de vida saudáveis e inspirar a criação de novos negócios em que o saudável é palavra de ordem.
Fátima Baiona é Engª Agrónoma e natural de Portimão, enquanto Ana Rita é Arqª Paisagista, natural de Faro e quis o destino que se juntassem numa formação de poda e enxertia onde, após uma longa conversa sobre ervas aromáticas e medicinais, resolveram pôr as mãos à obra e transformar as suas ideias numa realidade. Com a consciência que tinham uma grande batalha pela frente, e que nada faria sentido sem a ajuda da família e amigos, em 2014, com fundos do PRODER trouxeram à luz do dia o projeto Pé de Salsa - aromáticas e hortícolas.
Na Quinta do Pé de Salsa, localizada na Srª do Verde, freguesia da Mexilhoeira Grande, em Portimão, produzem hortícolas e ervas aromáticas, em modo biológico, porque acreditam que esta é uma forma de obter uma alimentação saudável e com mais sabor e todas as semanas colocam à disposição dos seus clientes um cabaz de produtos com entregas ao domicílio na região do Algarve e uma vasta oferta na loja online para todo o País. Para estas empreendedoras o saudável é palavra de ordem, por isso para além das hortícolas e das aromáticas representam atualmente três marcas de cosmética biológica e wegan e todos os dias procuram chegar mais perto daqueles que se preocupam em ter uma alimentação e rotina saudável.
Hugo Vasques Lopes é natural de Tavira e é o rosto da «FrutaMar», um projeto sonhado em 2011 quando esteve emigrado em Londres e que, em 2014, chega às praias do Sotavento algarvio, onde a fruta fresca lavada, cortada e embalada no dia, em pequenas cuvetes e pronta a consumir passa a ser uma alternativa saudável às famosas Bolas de Berlim e outros snacks que se comercializam à beira mar. Em pouco tempo a FrutaMar tem vindo a conquistar o espaço e reconhecimento junto dos veraneantes que se rendem e deixam-se surpreender pelo lado saudável deste negócio.
Para além desta sua vertente empreendedora é Animador Social no Lar de Santa Maria em Tavira. Licenciado em Comunicação e Gestão de Eventos e a terminar o Mestrado em Educação Social, constrói as suas oportunidades estando atento às necessidades de cada momento. Sempre a inovar e com intenção de prevenir as doenças cardiovasculares e a obesidade infantil, criou o Movimento para a Promoção do Lanche/Merenda Escolar + Saudável, cujo principal objetivo é a «FrutaMar» poder fornecer a todas as crianças do 1.º Ciclo, a nível nacional, uma alternativa saudável ao atual lanche/merenda escolar. Tendo apresentado o seu projeto na 1ª edição do «Shark Tank» onde foi um dos semifinalistas, prepara agora uma nova participação para este e outros concursos a nível nacional e internacional.