Realizou-se esta quarta-feira, 25 de novembro, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, a cerimónia de tomada de posse dos primeiros corpos sociais da ATARA – Associação dos Trabalhadores da Região do Algarve, associação recentemente criada e que constitui um projeto único em Portugal, reunindo oito das treze associações de trabalhadores autárquicos do Algarve, com o objetivo de unir esforços, minimizar recursos e potenciar os apoios e atividades dos seus associados.
Considerando o importante papel desenvolvido por estas associações na defesa e apoio dos seus associados e o papel ativo das suas direções, e por outro lado, sabendo que todas elas estabelecem parcerias e protocolos visando benefícios económicos e de saúde para os seus associados, realizando um trabalho importante junto da comunidade onde se inserem e prestando um apoio constante às autarquias locais, iniciaram-se há um ano e meio as primeiras conversas entre estas entidades com vista à troca de ideias e experiências. Do universo total de associações de trabalhadores autárquicos do Algarve (com cerca de 8 mil trabalhadores), oito iniciaram o projeto e aderiram com entusiasmo à ideia. Daí resultou a criação da ATARA. Os objetivos desta associação passam pela promoção do bem-estar e igualdade sociais, nomeadamente através da prestação de serviços de proteção na saúde e educação dos associados, apoio a crianças e jovens, apoio às famílias, proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e prossecução de fins de índole desportiva e cultural.
A ATARA terá a sua sede em Loulé e os corpos sociais serão constituídos pelos seguintes elementos: Assembleia Geral - Paulo Silva, CCD S. Brás de Alportel (Presidente), João Vigário, CCD Olhão (Vice-Presidente) e Marília Nobre, ATAF Faro (Secretária); Conselho Fiscal - Madalena Rodrigues, CCD Lagos (Presidente) e Amélia Carmo, ATAL Loulé (Vice-Presidente); Direção - João Estrela, CCD Olhão (Presidente), Denise Esparteiro, ATAL Loulé (Vice-Presidente), Maribela Miranda, CCD Lagoa (Vice-Presidente), Luís Guerreiro, CCD Silves (Tesoureiro) e Álvaro Leal, CCD Castro Marim (Secretário).