Teve lugar, no dia 16 de novembro, na sala da Assembleia Municipal de Loulé, uma reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil de Loulé, que teve como ponto da ordem do dia a reflexão, ponderação e análise às respostas dadas pelos dispositivos de Proteção Civil, Socorro e Segurança, aquando da intempérie do passado dia 1 de novembro. A reunião da Comissão, presidida pelo autarca Vítor Aleixo, foi alargada, contando com a presença de outras entidades e serviços com competências e responsabilidades nestas matérias. Assim, para além da vereação, dirigentes e técnicos do Município, entre os quais o Chefe de Divisão de Proteção Civil e de Vigilância e o Comandante dos Bombeiros de Loulé, fizeram ainda parte desta reunião representantes da Autoridade Marítima do Sul, Guarda Nacional Republicana, Agrupamento de Centros de Saúde – Central, Autoridade de Saúde, Centro Hospitalar do Algarve, EPE – Unidade de Faro, Juntas de Freguesias, Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Distrital de Segurança Social, Forças Armadas, Inframoura, Infralobo, Infraquinta, LC Global, Infraestruturas de Portugal, SA e Agência Portuguesa do Ambiente.
Como explicou o presidente do Município, com este encontro pretendeu-se também elaborar algumas soluções para minimizar as consequências de outras intempéries ou outras ocorrências que surjam no Concelho. Vítor Aleixo sublinhou a importância dos serviços municipais de modo a que seja dada uma resposta adequada nessas situações. Neste momento foi realizada uma breve apresentação aos presentes pelo Chefe de Divisão de Proteção Civil e de Vigilância, João Matos Lima, sobre o relatório municipal de ocorrências, documento que reflete todas as ocorrências registadas no Concelho, e que teve o contributo de várias entidades. Este responsável referiu as “condições meteorológicas adversas de exceção” que fustigaram o Concelho, mencionando ainda os procedimentos adotados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil no âmbito da informação pública e serviços de carácter operacional, de acordo com o comunicado técnico operacional e os avisos emitido pelo IPMA.
O Comandante dos Bombeiros, Irlandino Santos, também descreveu de uma forma geral como decorreram as operações de socorro, referindo o número de elementos envolvidos e meios, destacando as ocorrências na freguesia mais afetada, Quarteira. Por seu turno, os presidentes das Juntas de Freguesia presentes reportaram-se às situações ocorridas nas suas freguesias e, tal como todos os agentes de proteção civil e entidades presentes, deram o seu contributo para este fórum, propondo situações de melhorias e soluções. Além dos assuntos debatidos e apresentados, Vitor Aleixo propôs ainda às entidades e agentes de proteção civil que fizessem chegar as suas sugestões e medidas concretas aos serviços e que irão merecer a melhor atenção por parte dos mesmos.
De acordo com os representantes do Município, a reunião foi bastante positiva visto ter tido o contributo das várias entidades  e agentes de proteção civil, resultando num conjunto de sugestões de forma a mitigar e prevenir futuras ocorrências deste âmbito. Ficou ainda decido que será realizada uma nova reunião alargada da comissão para analisar as medidas propostas, para que desta forma seja salvaguardada a promoção da segurança dos cidadãos, bens e ambiente, assumindo-se como um direito e uma das metas fundamentais de uma melhor e mais sustentável qualidade de vida das populações.