A Casa do Povo de Santo Estêvão é palco, no dia 28 de novembro, pelas 22h, de um concerto de Carlos Mendes, «cantor da palavra» que nasceu em Lisboa, em maio de 1947, e que conta no seu currículo com 20 discos gravados.
Em 1963, fundou os Sheik’s, que conquistou grande êxito nacional e internacional, no entanto, deixou o grupo para se dedicar ao estudou de arquitetura. Regressou ao panorama musical, uma vez que, segundo o próprio, “a arquitetura é um curso, a música um percurso”. Tem uma carreira consagrada junto do grande público, tendo, entre outras distinções, ganho duas edições do Festival da Canção (1968 e 1972). Foi distinguido, igualmente, com prémios nacionais de melhores discos do ano, donde se destaca, na categoria de discos infantis, o «Jardim Jaleco», «Operários do Natal» e «Natal do Pai Natal». Destaque ainda para canções como «Alcácer que vier», «Lisboa meu amor», «Ruas da minha cidade» e «Amélia dos olhos doces».
Desde que a Comuna o convidou, em 1985, a fazer a música de «O Touro» de Abel Neves, com a qual ganhou, nesse ano, o prémio da melhor música de teatro, tem participado regularmente na criação de músicas para teatro. No cinema trabalhou com Lauro António, Luís Filipe Costa, Fernando Midões e Cecília Neto, tendo participado como ator em filmes e séries televisivas. Foi também um dos fundadores da «Toma lá disco», a primeira cooperativa discográfica independente portuguesa.
Participou e colaborou como autor e ator em vários programas televisivos, tendo sido o criador e apresentador do talk-show «Falas tu ou falo eu». Na sua longa carreira destaca-se também a sua atividade no canto lírico, na qual se tem vindo a especializar como cantor e professor.