A magia do Natal chega a Vila Real de Santo António, na sexta-feira, dia 4 de dezembro, com mais uma edição da Aldeia de Natal. A inauguração do espaço integra um concerto inaugural, às 17h45, bem como a chegada do Pai Natal, às 18h30.
Até ao dia 6 de janeiro de 2016, a Praça Marquês de Pombal transforma-se num ponto de animação para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, uma feira, o maior escorrega insuflável de Portugal, bem como uma árvore de Natal gigante. Diariamente, entre as 10h e as 19h, com entrada livre, a Aldeia de Natal vai apelar ao imaginário de todos com uma série de ateliês, espetáculos de música e dança ao vivo, mostras de artesanato e demonstrações culinárias. Todas as atrações serão enquadradas por uma Feira de Natal, composta por uma dezena de bancas, onde será possível encontrar uma grande variedade de presentes e provar a doçaria da quadra, a que se juntarão carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis.
Durante cinco semanas, um programa diário de animação para toda a família irá igualmente trazer um recital de música, corridas de pais natais e uma mega aula de zumba solidária. A isto, soma-se uma exposição de árvores de natal, no Centro Histórico de VRSA, com peças elaboradas por alunos do pré-escolar. As iniciativas de rua ficam completas com as Mostras de Artesanato Natalícias, nos dias 5, 6, 7, 8 e 19 de dezembro, em VRSA, junto à Câmara Municipal, entre as 9h e as 17h. Também no dia 13 de dezembro, Cacela Velha recebe mais uma edição do Mercadinho de Natal. Para dinamizar o comércio local, foram instaladas iluminações natalícias na Rua Teófilo Braga, na Rua 5 de Outubro, na Praça Marquês de Pombal e nas rotundas do concelho.
Outro dos pontos altos das celebrações da quadra será o Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, instalado no Centro Cultural António Aleixo. A estrutura abre ao público no dia 5 de dezembro e conta com mais de quatro mil figuras e perto de 20 toneladas de material. Já em 2016, no dia 5 de janeiro, às 11h, a Aldeia de Natal recebe a visita dos Reis Magos de Ayamonte (Espanha). A iniciativa insere-se na programação da Eurocidade do Guadiana, fortalecendo os laços e tradições com a vizinha Espanha. O programa de animação de Natal em VRSA é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, pela VRSA SGU e pelas Juntas de Freguesia do concelho.