A Águas do Algarve celebra o Dia Mundial do Saneamento, através da realização de visitas a duas das suas maiores Estações de Tratamento de Águas Residuais do Algarve: Estação de Tratamento de Águas Residuais de Almargem – Tavira e Estação de Tratamento de Águas Residuais de Albufeira Poente. As portas estarão abertas a todos aqueles que queiram saber um pouco mais acerca de todos os processos que estão envolvidos no tratamento das águas residuais, desde que a água entra pelo cano de esgoto, até que volta a sair e «libertada» novamente no meio ambiente.
A Águas do Algarve, S.A, uma empresa do Grupo Águas de Portugal, conta já com 15 anos de atividade, sendo detentora das concessões de abastecimento de água para consumo humano e tratamento de águas residuais em todos os 16 municípios algarvios. Relativamente ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, têm a concessão por um período de 30 anos, sendo o valor de investimento previsto para todo o Sistema da ordem dos 317 milhões de euros. Este sistema tem como objetivo essencial prover a região do Algarve com um sistema seguro, do ponto de vista da saúde pública dos cidadãos, melhorando os níveis de atendimento e promovendo a qualidade ambiental, designadamente a qualidade da água das praias, rios e lagoas do Algarve, que são fator essencial para o bem-estar da população e para o desenvolvimento económico e turístico da região.
Atualmente, o Sistema abrange cerca de 94 por cento da região, num total de cerca de 400 mil habitantes. Para o efeito, e em números largos, encontram-se em exploração 65 Estações de Tratamento de Águas Residuais e 418 quilómetros de rede de Coletores.