No âmbito do programa «Cidade Europeia do Desporto 2015», vai ter lugar esta sexta-feira, dia 20 de novembro, das 16h30 às 17h45, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, a Conferência: «Formação no Futebol – Academia do Sporting Clube de Portugal, estudo de caso». Trata-se de um evento destinado a treinadores de futebol de formação, dirigentes, atletas, estudantes universitários, pais e todos os interessados nesta matéria.
A Academia do Sporting Clube de Portugal foi inaugurada a 21 de junho de 2002, é um amplo espaço com cerca de 250 mil metros quadrados detido pelo Sporting perto de Alcochete para formação de jovens e treino de equipas profissionais de futebol. É considerada como uma das melhores academias a nível europeu. Esta Academia tem como principal finalidade a formação de jovens jogadores, aptos a enveredarem por uma carreira no mundo cada vez mais competitivo do futebol profissional, permitindo à SAD do clube gerir o futuro do seu plantel profissional numa ótica de desenvolvimento sustentado.
A Academia do Sporting Clube de Portugal é expoente máximo da formação leonina, um enorme centro de descoberta e formação de talentos, gerando nomes onde sobressai Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, João Moutinho, Miguel Veloso, Nani entre tantos outros.