No âmbito da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) e do projeto «Voluntariado Ambiental para a Água» vai acontecer em Tavira, nos dias 27 e 28 de outubro, no auditório da Escola Secundária de Tavira, a formação «Espécies Invasoras em Portugal – Problemática e Métodos de Controlo». A ação divide-se em dois momentos, sendo que, no período da manhã de dia 27, tem como destinatários técnicos da administração pública local e regional, associações empresariais e outros agentes de educação para a sustentabilidade. Na parte da tarde de dia 27 e no dia 28 (Praia do Barril), a iniciativa dirige-se a docentes do ensino básico e secundário, assim como a voluntários.
Também nos dias 25 e 27 tem lugar, na Ribeira da Asseca, uma ação de monitorização de macroinvertebrados para avaliação da qualidade ecológica da água. Ainda no dia 27, realiza-se, no Perímetro Florestal da Mata da Conceição, uma atividade de remoção de acácias e povoamento de ciprestes. À noite, no Pego do Inferno, decorre a «Noite das criaturas das trevas – Divulgação científica de animais noturnos». No dia 28 de manhã tem lugar, na Praia do Barril, a ação «Move(Te) na areia – remoção de chorão».
Todas estas iniciativas integram o programa da SEIVA que decorre, entre 23 e 29 de outubro, em diversos concelhos do Algarve e contempla seminários/ações de formação, atividades de voluntariado e educação ambiental, visitas a infraestruturas e equipamentos, exibição de filmes e exposições alusivas ao tema. A Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental é uma organização da APA, por intermédio da Administração da Região Hidrográfica (ARH), que conta com a parceria de diversas entidades regionais e nacionais, entre elas a Câmara Municipal de Tavira.