Arranca, no dia 22 de outubro, pelas 10h, no Largo da República (Luz de Tavira), com o projeto «Todos a caminhar», mais uma época do Programa de Promoção da Atividade Física, uma iniciativa da autarquia, dinamizada pela Casa do Povo de Santo Estêvão e que implica um investimento de sensivelmente 55 mil euros. «Infantários em movimento», «Escola ativa», «Todos a caminhar», «Tavira convida a pedalar», «Atividade física adaptada», «Põe-te a mexer» e «Viva mais» são as ofertas que integram o Programa, através de quadros profissionais na área da educação física e desporto.
«Infantários em movimento» destina-se a alunos do ensino pré-escolar, com idade compreendida entre os três e os cinco anos, e tem como intuito o desenvolvimento da psicomotricidade infantil. O «Escola Ativa» visa alunos, com idades entre os cinco e os dez anos, das escolas do 1.º Ciclo do concelho com obesidade ou sedentários, com o intuito de promover atividades desportivas no âmbito do programa do 1.º Ciclo.
«Todos a caminhar» está direcionado para cidadãos com mais de dez anos e visa a prática de caminhadas ou marchas-passeio concelhias (freguesias) e do calendário regional do Algarve. «Tavira convida a pedalar» dirige-se a pessoas com mais de 12 anos e consiste em passeios guiados em bicicleta de BTT pelas diferentes freguesias. Já o «Atividade física adaptada» tem como destinatários os utentes da Fundação Irene Rolo, portadores de algum tipo de deficiência. O público-alvo do «Põe-te a mexer» são os cidadãos com idade superior a 18 anos e tem como objetivo a prática de atividade física e desportiva regular. O «Viva mais» está orientado para cidadãos com mais de 55 anos e tem como finalidade a prática de atividade física e desportiva regular.
Os projetos são gratuitos e possibilitam uma oferta desportiva diversificada, de modo a sensibilizar a população para a adoção de um estilo de vida saudável, combatendo o sedentarismo e potenciando a qualidade de vida da população.