A Associação Cultural Música XXI organiza o X Festival de Órgão do Algarve, que percorre os concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira. Ao todo serão 10 concertos distribuídos por várias igrejas da região, entre 3 e 25 de novembro.
Portimão acolhe o concerto inaugural do Festival de Órgão do Algarve, a 3 de novembro, na Igreja Matriz, com o organista António Esteireiro e a participação do Coral Adágio, dirigido pelo maestro António Alves. Em conjunto apresentarão uma obra do compositor alemão Heinrich Schütz inspirada num salmo religioso. O concerto seguinte na Igreja Matriz de Portimão tem lugar a 10 de novembro, com a organista Daniela Moreira. Com obras de carácter bastante vivo e contrastante, o programa colocará à prova as potencialidades deste órgão de tubos. Ambos os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.


Recorde-se que, no ano transato, cerca de mil e 500 pessoas assistiram aos 10 concertos de música para Órgão que, durante o final de outubro e todo o mês de novembro, animaram várias igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Depois de oito anos de Festival de Órgão na cidade de Faro, nesta segunda edição do evento estendida à região pretende-se continuar a conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pelo Algarve o entusiasmo pelos órgãos históricos.