Assinala-se, a 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade e o Município de Olhão preparou, para esse efeito, várias atividades. A iniciativa «Alegria pela Igualdade», dirigida a munícipes que frequentam centros comunitários do concelho, vai dinamizar uma sessão de Yoga do Riso, que propicia um ambiente de grupo onde os participantes interagem, proporcionando benefícios ao nível do bem-estar físico e emocional, e criando um ambiente descontraído e promotor da igualdade.
Outra das atividades previstas para este dia é subordinada ao tema «Sou Livre para Escolher», sendo promovida em articulação com a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes com o objetivo de combater os estereótipos associados às profissões. Participarão nesta iniciativa, relatando a sua experiência de vida, uma pescadora, uma engenheira civil, uma engenheira mecânica e um educador.
Para além disso, serão disponibilizados nos locais públicos do concelho folhetos e outros materiais, com o intuito de alertar a comunidade para as questões da violência doméstica, da violência no namoro, da violência decorrente da homofobia e do tráfico de seres humanos.