Teve lugar, no dia 12 de outubro, a Cerimónia de Instalação dos Órgãos Autárquicos Municipais de Lagos para o mandato 2017-2021, que encheu por completo o Centro Cultural de Lagos. No seu discurso, a reeleita Presidente da autarquia, Maria Joaquina Matos, apontou a habitação, limpeza urbana, conclusão da requalificação da Ponta da Piedade e do parque escolar do concelho e a valorização do património histórico como os grandes desafios deste executivo. A cerimónia foi pontuada por alguns momentos musicais, de poesia e de dança interpretados pelo Pólo da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve (representado por nove jovens acompanhados da formadora Sofia Luz); por Sofia Furtado, que protagonizou um momento de poesia; e pela Associação de Dança de Lagos, que interpretou três coreografias.


Durante a sessão, o Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, enalteceu o facto de haver, neste novo mandato, mais partidos e forças políticas representadas neste órgão, o que se traduzirá “num suplemento de qualidade aos debates trazidos à Assembleia, de forma a que este órgão possa trabalhar ainda melhor”. Paulo Morgado entende que “este vai ser um mandato com mais desafios, e em que teremos mais competências” e deixou um apelo a todos os eleitos em Lagos, no sentido de “cumprir o dever de saberem colaborar entre si, a fim de se tomarem as melhores decisões para o concelho”. “Este é um mandato de esperança, assim saibamos dar os passos certos, na direção certa para que o nosso Município saia sempre vencedor”.
Por sua vez, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, lembrou que o programa eleitoral apresentado há quatro anos foi cumprido “com trabalho sério e rigor” e que, por isso, “tivemos o reconhecimento dos eleitores”. Como áreas prioritárias do novo executivo destacou o trabalho que irá ser feito “na procura de maior entendimento e cooperação com as outras forças políticas, trabalhando pela coesão social e territorial de Lagos, pela sua afirmação como cidade antiga e de história, terra do mar, de património histórico e natural, de Descobrimentos e de descobertas, animação e turismo”. “Trilharemos igualmente os caminhos das novas tecnologias, das energias renováveis, da sustentabilidade e da mobilidade, mas também os da valorização dos sectores mais tradicionais, indispensáveis ao verdadeiro equilíbrio social, como, por exemplo, a atividade agrícola”, afirmou.
De acordo com a autarca, os grandes desafios do próximo mandato começam pela habitação, “problema com que nos debatemos e ao qual temos de dar resposta”. “Esta é uma das áreas que vai exigir de nós mais atenção, mais determinação para concretizar soluções que nos permitam proporcionar casa a quem necessita”, frisou a edil lacobrigense, cuja equipa executiva terá também especial atenção à limpeza urbana, à requalificação de infraestruturas de saneamento básico em várias zonas do Município, à conclusão da requalificação do Parque Escolar e à requalificação de caminhos e estradas municipais. A Presidente salientou ainda a valorização do património histórico (Museu e Muralhas de Lagos) e a intervenção no Parque da Cidade (cuja 3ª fase do Anel Verde, irá ser iniciada e concluída).
Segundo Maria Joaquina Matos, “o futuro passará, também, pelas novas competências que nos vão ser delegadas pelo Governo”. “Aceitaremos este desafio, pois sabemos que a proximidade às pessoas nos permite dar as melhores respostas. Com as respetivas transferências de verbas, esta medida do Governo vai permitir-nos intervir em áreas como a saúde e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, considerou.