Lagos volta a comemorar o Dia do Município em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos e, para além das iniciativas de cariz institucional e protocolar que habitualmente preenchem o 27 de outubro, terão igualmente lugar outras atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo, num programa que se prolonga até 28 de outubro.
No Dia do Município decorrerá o Hastear das Bandeiras, a Sessão Solene, que contará com o momento de Entrega de Medalhas de Mérito Municipal, e a Missa em Honra de São Gonçalo de Lagos, este ano num formato de Missa Campal, seguida de Procissão e Bênção do mar e das embarcações. Para o Feriado Municipal está igualmente previsto, para a parte da tarde, a inauguração, no Centro Cultural de Lagos, da exposição «Dinossauros da Lourinhã em Lagos».
Também neste dia as entradas serão gratuitas nos espaços museológicos municipais (Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte Ponta da Bandeira). O Zoo de Lagos associa-se igualmente às comemorações, dando a conhecer seu espaço e projeto de educação e conservação. A entrada, para os residentes no Concelho, terá o valor único de cinco euros. Para o transporte dos visitantes serão disponibilizadas quatro carreiras extra nos transportes públicos «A ONDA».
No Centro Cultural há a destacar a programação prevista para dia 24 de outubro, que celebra o 25.º aniversário daquele equipamento, com exposições, um concerto e a tertúlia «CCL…o despertar de emoções», que terá como convidados especiais  os responsáveis autárquicos que, ao longo de grande parte destes últimos 25 anos, participaram neste projeto e onde terão a oportunidade de partilhar o seu testemunho e/ou memória deste período.
O programa festivo termina a 28 de outubro com duas iniciativas: no Forte Ponta da Bandeira, a «Fonte de Mulher – Percurso Performativo de Dança no Património» (iniciativa integrada na Festa dos Sentidos); no CCL, o 9.º Encontro de Grupos de Música Popular Portuguesa, pela Associação Àmodantiga.