Desde 2010 que, a 24 de outubro, autarquias locais e organizações de todo o país comemoram o Dia Municipal para a Igualdade, que realça a ideia de que «Igualdade é Desenvolvimento». A Câmara Municipal de Lagoa tem desenvolvido um trabalho contínuo no combate às desigualdades e à discriminação com base no género, dirigido a diferentes públicos, com estratégias de sensibilização adequadas aos mesmos. Nesse quadro de intervenção, a autarquia apresenta o projeto pedagógico de combate à violência no namoro, «Amar-te e Respeitar-te», com sessões para estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário da rede pública, no dia 24 de outubro, pelas 10h30 e 15h, no Auditório Municipal de Lagoa, bem como com a distribuição de livros por toda a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Lagoa.
O projeto é desenvolvido pela «Betweien», em coautoria com o músico Jimmy P e o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e visa dotar os/as jovens de ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares, de forma a contrariar os dados que indicam um crescendo deste fenómeno na sociedade portuguesa. Inclui temas originais, musicados por Jimmy P, e uma peça de teatro baseada nas histórias reunidas num livro e adaptada ao teatro.
As três histórias ficcionadas sobre casos de violência no namoro mostram três realidades distintas: a que é percecionada pela vítima masculina, com a história «Os homens não choram!»; a sentida pela vítima feminina, com o caso «Quanto mais me bates…»; e a de uma relação de namoro vivida nos planos real e virtual, com a história «Todos os dias da nossa vida real e virtual!». O livro inclui as letras das músicas que Jimmy P compôs para o projeto: «Ficar bem», «Quando dá errado» e «Como tu». Identifica também os vários passos para o desenvolvimento de uma campanha de combate à Violência no Namoro na Escola, com o objetivo de orientar os/as alunos/as motivados/as para este tipo de trabalho.